Conhecimento

Uso do diatomito como absorvente

Escrito por jenn foreacre | Traduzido por raissa oliveira
Uso do diatomito como absorvente

Os maiores depósitos de diatomito estão na América do Norte

Dynamic Graphics Group/Dynamic Graphics Group/Getty Images

O diatomito é uma rocha sedimentar que tem textura de giz, com grãos muito macios e finos. É normalmente branco ou cinza claro e as suas qualidades finamente porosas e ligeiramente abrasivas o tornam ideal para o uso como um absorvente. O diatomito é utilizado como um absorvente para muitas finalidades comerciais e de consumo.

Usos do diatomito como absorvente

Os fabricantes de alimentos vegetais usam o diatomito para ajudar na liberação lenta de água e nutrientes para as plantas. Da mesma forma, fabricantes de pesticidas e herbicidas usam a rocha como um absorvente para os produtos químicos tóxicos que são lançados lentamente para destruir insetos e plantas tóxicas. O diatomito é capaz de absorver óleo, graxa e resíduos perigosos, sem alterar suas propriedades químicas e sem causar riscos adicionais. Ele é frequentemente utilizado na limpeza de resíduos perigosos em fábricas de produtos químicos e industriais. A maioria das areias para gato contém o diatomito, pois ele atua como um filtro de odores e um absorvente de líquidos.

Outros usos

O diatomito também é frequentemente utilizado como um filtro. Sua porosidade faz com que seja ideal para a filtragem as impurezas de graxas, óleos, cervejas, vinhos e várias sujeiras e restos dos sistemas públicos de água. Ele também é usado como um ingrediente no sabão, detergentes, produtos de papel, tijolos, telhas e várias tintas e plásticos. No passado, as propriedades abrasivas suaves do diatomito tornaram-no a principal opção para polidores de metal e pastas de dente.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media