Mais
×

Usos da farinha de Chia

Atualizado em 21 novembro, 2016

Antigo alimento básico dos Astecas, as sementes de chia são trituradas em forma de farinha que costuma ser usada em receitas sem glúten e também funciona bem para engrossar e dar liga, muitas vezes substituindo xantana ou goma guar em pequenas quantidades. A farinha de chia pode ser combinada com outras farinhas para cozinhar ou pode ser utilizada sozinha -- especialmente recomendada para pessoas com intolerância a glúten -- no preparo de pães, muffins, scones e outros produtos de panificação.

A farinha de chia pode ser utilizada na produção de pães sozinha ou combinada a outras farinhas (Media Bank/Photos.com/Getty Images)

Pão de farinha de chia

A farinha de chia pode ser utilizada no preparo de pão. Pode ser feito com 100% de farinha de chia ou combinada com outras farinhas, como as de aveia, espelta, amaranto ou centeio. Experiências vão produzir uma variedade de pães de densidades e texturas diferentes. A farinha de chia é livre de glúten e trigo, de modo que é especialmente usada por pessoas intolerantes a farinhas destes grãos, bem como por pessoas que sofrem de doença celíaca. Uma receita tradicional de pão pode ter a farinha substituída por farinha de chia ou por uma combinação de farinhas de grãos, e pode ser feita em uma máquina de pão ou sovada à mão e assada em forno de acordo com as instruções da receita.

Outras panificações utilizando farinha de chia

A farinha de chia pode ser uada para fazer uma variedade de panificações como scones, muffins, panquecas, biscoitos e mais. Substitua a farinha da receita pela de chia ou misture com uma combinação de farinhas de amaranto, trigo sarraceno ou outras. O scones são simples de fazer e um primeiro passo fácil no aprendizado de como cozinhar com chia. O tempo de cozimento vai depender do seu forno. A farinha de chia não tem sabor forte, sendo própria pra várias receitas que levam farinha.

Utilizando farinha de chia para engrossar e dar liga

A farinha de chia pode ser usada para engrossar molhos e caldos de carne do mesmo modo que se usa farinha, mexendo levemente até que o molho comece a engrossar. Sementes moídas de chia também podem ser usadas para transformar líquidos como suco, água ou leite em gel, apenas deixando-as mergulhadas no líquido por cerca de 25 minutos e então refrigerando para uso posterior. A quantidade de farinha de chia usada determina a grossura do gel. A farinha ou as sementes moídas grosseiramente também podem ser usadas como liga para carnes como hambúrgueres, linguiças ou almôndegas no lugar de outras farinhas ou ovos.

Benefícios da chia à saúde

A farinha de chia tem todos os benefícios à saúde que as sementes de chia oferecem. A chia é a maior fonte vegetal de ômega-3 e é livre de glúten, tem alto teor de fibras e proteínas e é adequada para diversos usos. Além disso, tem bom preço e pode ser usada como substituto da linhaça para pessoas com problemas associados ao consumo regular de sementes de linhaça.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article