Os Usos de Ferramentas Pneumáticas

Escrito por jay leone
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os Usos de Ferramentas Pneumáticas
(Image by Flickr.com, courtesy of sue)

Uma ferramenta pneumática é uma ferramenta que usa ar comprimido. Existem várias funções para todos os tipos de ferramentas pneumáticas. Assim como com qualquer outro equipamento mecânico, cuidado deve ser tomado durante o uso de ferramentas pneumáticas. Antes de usar essas ferramentas, o usuário deve se familiarizar com os procedimentos de segurança descritos no manual de instruções. Ferramentas pneumáticas requerem um tratamento especial, mas podem economizar uma quantidade de tempo significante quando usadas adequadamente.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

Existem vários tipos de ferramentas pneumáticas que estão disponíveis para consumidores. Ferramentas que fazem uso da força do ar incluem amortecedores, moedores, pistolas de pregos e de grampos, britadeiras, brocas, pistolas de rebite, lixadeiras, chaves e picadeiras automáticas.

Usos

Existem várias utilidades para ferramentas pneumáticas. Pistolas de ar são perfeitas para o jateamento de sujeira, poeira e gordura de superfícies. Pistolas de pregos tornam o ato de pregar muito mais eficiente. O grampeador a ar torna o grampeamento mais eficiente e grampos maiores estão disponíveis para grampear ripas. Lixadeiras de ar são frequentemente usadas para fazer o acabamento de trabalhos em carros. Assim como blasters areia, lixadeiras de ar são ótimas em casa para a remoção de ferrugem e tinta. Pistolas de pintura aceleram a aplicação de tinta. Pistolas de calafetagem economizam tempo ao produzirem uma descarga rápida e uniforme na hora da aplicação em superfícies. O uso da força do ar em chaves de catraca, martelos, talhadeiras e brocas faz com que todas essas ferramentas sejam mais fáceis de usar e muito mais eficientes.

Compressor de Ar

Todas as ferramentas pneumáticas utilizam compressores de ar. Mangueiras e acessórios adequados devem ser usados para conectar uma ferramenta pneumática ao seu compressor de ar. Mangueiras que são feitas para resistir ao desgaste, esmagamento e a falhas devido à flexão constante devem ser usadas para reduzir o risco de um acidente. Antes de conectar uma ferramenta ao compressor, a mangueira sempre deve ser assoprada. Cuidado deve ser tomado antes de se usar qualquer ferramenta pneumática para garantir que todas as conexões foram feitas corretamente.

Considerações

Um fio de extensão de comprimento razoável deve ser usado quando se opera ferramentas pneumáticas, pois uma extensão inadequada pode resultar em uma redução de força ou eficiência. O óleo em ferramentas pneumáticas deve ser trocado a cada 250 horas de uso ou a cada seis meses para se obter um funcionamento ideal.

Advertências

Óculos e equipamentos de segurança devem sempre ser usados em situações adequadas enquanto estiver trabalhando com ferramentas pneumáticas. Limpezas e manutenções regulares devem sempre ser feitas ao longo da vida útil de qualquer ferramenta. Ferramentas pneumáticas devem ser usadas apenas por pessoas experientes ou indivíduos treinados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível