Os benefícios da lula para a saúde

A lula crua tem poucas calorias e gordura

Chorboon Chiranuparp/iStock/Getty Images

Se você costuma pensar que a lula pertence às lojas de isca em vez das cozinhas, talvez você devesse reconsiderar. Calamari, o outro nome para lula, é uma boa escolha para um estilo de vida saudável se você estiver interessado em perder peso ou apenas ter a certeza de dar ao seu corpo os nutrientes que ele necessita.

Calorias e gordura

A lula crua é excepcionalmente baixa em calorias e gorduras. A lula do sushi, sem quaisquer aditivos, tem meras 26 calorias por cada 31 g, e menos de metade de um grama de gordura. No entanto, se você gostar de lula crua, tenha cuidado com os métodos de cozimento. Ela é frequentemente servida frita, o que a torna muito menos saudável. Uma xícara de lulas fritas empanadas tem 205 calorias e 15 % do valor diário de gordura.

Proteína

A lula é uma boa fonte de proteína. Cerca de 28 g de lula pura oferecem 4,4 g de proteína, ou cerca de 9 % do valor diário. A proteína é conhecida devido ao papel na construção de músculos saudáveis, mas também é importante para quem está de dieta, pois ajuda a manter o apetite sob controle. O corpo processa a proteína lentamente, ajudando-o a ficar satisfeito, de acordo com o livro "The End of Overeating: Taking Control of the Insatiable American Appetite".

Vitaminas e minerais

A lula fornece vitaminas e minerais essenciais. Meras 31 g fornecem 9 % do valor diário de cálcio, 6,1 % do valor diário de vitamina B12, 2,8 % do valor diário de zinco e 2 % do valor diário de vitamina C. O dicionário de alimentos The Epicurious também relata que a lula é uma boa fonte de fósforo.

Baixo teor de mercúrio

Nos últimos anos, as agências governamentais americanas, como a Agência de Proteção Abiental (EPA, na sigla em inglês), têm manifestado a preocupação com o teor de mercúrio ascendente nos peixes e frutos do mar. O mercúrio entra nos oceanos como resultado da poluição. No entanto, nem todos os peixes e mariscos são equivalentes quando se trata do mercúrio. A EPA relata que a lula é um dos melhores frutos do mar para se comer, uma vez que tende a conter quantidades muito baixas de mercúrio.

eHow Brasil
×