Mais
×

As vantagens e desvantagens de ser autônomo

Atualizado em 17 abril, 2017

Quando um profissional se compromete com uma profissão como um free-lancer em vez de como um funcionário de uma empresa, ele é denominado "autônomo". Indivíduos autônomos fornecem produtos e serviços feitos por si mesmos para clientes. Esses indivíduos são responsáveis por seu próprio sucesso e contam apenas com a legitimidade de seus documentos de formação. Há vantagens e desvantagens em ser um autônomo em direito, medicina e outros campos.

Advogados geralmente são autônomos (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Autonomia

A autonomia oferece uma maior independência do indivíduo em relação a ser um trabalhador assalariado. Ela permite ao indivíduo a liberdade de decidir quando trabalhar, o número de horas de trabalho, flexibilidade de horários de trabalho, o tipo de clientes e a liberdade de trabalhar como se quer, que são elementos que tornam essa maneira de se trabalhar muito atraente. A autonomia também permite que o indivíduo tenha controle sobre o tipo de clientes para quem trabalha, sobre a qualidade do serviço prestado e sobre os processos dos negócios.

Autodeterminação econômica

A autonomia permite que o indivíduo decida o quanto quer receber e quantas horas ele quer trabalhar para atingir esse rendimento. O individuo tem a liberdade de decidir as taxas de horário, o número de horas de trabalho, a quantidade de rendimento que deve ser gerado, a margem de lucro e o orçamento para o desenvolvimento e a propaganda. O potencial de ganho é ilimitado quando se é autônomo porque o indivíduo estabelece limites na quantidade de rendimento a ser gerado.

Exigências de pagamento adiantado

Ser autônomo é uma forma de sociedade unipessoal, e o indivíduo tem responsabilidade ilimitada em todas as obrigações do negócio. O dono do negócio é, sozinho, responsável por quaisquer dívidas acumuladas pela empresa ou empréstimos contraídos para o negócio. Para o indivíduo, a responsabilidade ilimitada significa que, se o negócio for multado ou processado, seus bens pessoais podem ser apreendidos para pagar as dívidas, caso ele trabalhe informalmente, ou seja, sem um CNPJ.

Incapacidade de levantar fundos através da equidade

A sociedade unipessoal se limita apenas a tomar capital emprestado. Ao contrário de uma corporação, um consultório particular não pode emitir ações de propriedade da empresa em troca de dinheiro. Um único proprietário fica sujeito às regulações de seguridade se for feita uma tentativa de emitir ações no empreendimento. Ele deixará automaticamente de ser um autônomo e se tornará uma empresa, sujeito a penalidades e multas impostas pelo governo federal e estadual.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article