Vantagens e desvantagens da competição econômica

Escrito por peter grant | Traduzido por marcella narvaes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Vantagens e desvantagens da competição econômica
Conheça as vantagens e desvantagens da competição econômica (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Na maioria dos mercados econômicos, a competição determina como as indústrias operam. A competição entre empresas é o que proporciona aos consumidores a escolha, permitindo que possam selecionar produtos que estejam dentro de seu orçamento e correspondam às suas necessidades. Por isso, a competição econômica pode oferecer várias vantagens — mas a um custo. Por exemplo, algumas empresas encontram barreiras tão grandes ou custos tão altos que apenas duas das principais corporações controlam todo o mercado.

Outras pessoas estão lendo

Vantagens principais

Além da vantagem já citada (a escolha), a competição econômica força empresas e países a aperfeiçoarem sua eficiência e a buscarem sempre maneiras de melhorar o seu processo de produção para uma eficiência máxima. Novos problemas empresariais e de consumo são criados em todos os dias, dando oportunidade às empresas para que inovem os seus produtos a fim de resolver tais problemas. A competição saudável, quando livre de monopólios, também pode atrair investimentos de outros países, com isso aumentando o seu produto interno bruto. Uma última vantagem principal é que a competição permite que qualquer um com uma habilidade especializada possa criar algo melhor do que o mercado oferece no momento. Muitas das grandes marcas com as quais estamos familiarizados hoje começaram com um pequeno time dedicado a resolver uma necessidade dos consumidores.

Desvantagens principais

Infelizmente, a competição econômica tem desvantagens significativas. A primeira é que a abundância dos investimentos pode estar desproporcionalmente destinada com os que merecem os maiores lucros, deixando menos investimentos para serviços sociais, como departamentos policiais, escolas públicas e ajudas de emergência. Países que terceirizam as suas produções com empresas de outros países podem estar fazendo negócios com empresas que dão condições miseráveis a seus trabalhadores, salários baixos, explorando-os e oferecendo incentivos inapropriados. Alguns economistas com consciência política alegam que outra desvantagem é que a competição reduz a quantidade de trabalho humano para produzir bens, já que máquinas substituem a esses trabalhadores.

Características de economias competitivas

As economias competitivas, mais conhecidas como economias de mercado têm várias características que as definem. Não importando as consequências, os consumidores irão achar os meios financeiros necessários para comprar os produtos dos quais acham que necessitam e, assim que satisfazem a uma necessidade, mais forças competitivas surgirão. Os consumidores gastarão todos os seus excedentes em necessidades, assim reforçando a divisão de classes sociais baseado na posse de bens materiais.

Equilibrando vantagens e desvantagens

Manter um equilíbrio entre as vantagens e desvantagens de uma economia competitiva é importante pois previne um colapso econômico. Enquanto essas vantagens e desvantagens mudam constantemente, devido à imensa quantidade de fatores do mercado e moedas correntes globais, a economia de mercado se auto-regula, no senso de que os consumidores que veem a muitas dessas desvantagens acabam transferindo a atenção para outras despesas e também apoiando legislações favoráveis às vantagens.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível