Vantagens & desvantagens da negociação coletiva

Escrito por jagg xaxx | Traduzido por ronaldo moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
 Vantagens & desvantagens da negociação coletiva
Os sindicatos foram criados para proteger os direitos dos trabalhadores (Patrick Ryan/Lifesize/Getty Images)

A negociação coletiva é exercida pelos sindicatos para ganhar melhores salários e condições de trabalho para os seus membros. O processo de negociação coletiva envolve representantes da gestão e das organizações de trabalhadores, tentando chegar a soluções mutuamente satisfatórias entre os dois grupos. Quando esse processo fracassa, o resultado é muitas vezes uma greve ou paralisação.

Outras pessoas estão lendo

Vantagem: Consistência

O processo de negociação coletiva permite um relacionamento contínuo entre os trabalhadores e a gestão a ser desenvolvida. Normas e políticas são postas em prática para que cada lado saiba o que esperar do outro. Essa dinâmica diminui o risco de ruptura no ambiente de trabalho quando um lado ou o outro faz movimentos ou demandas inesperados. Mesmo quando os dois lados estão em desacordo, é útil para todos saber o contexto do conflito e compreender a posição de cada lado. A negociação coletiva aumenta a comunicação contínua entre todas as partes.

Vantagem: Solidariedade

Os trabalhadores que trabalham sem um sindicato estão sujeitos aos ditames do empregador. Em um local de trabalho grande, um único funcionário tem pouco poder. Isso é particularmente notável em períodos de desemprego elevado, quando trabalhadores não têm nenhuma ascensão, pois podem ser substituídos por outros que fariam o trabalho sem reclamar. A negociação coletiva através de um sindicato transforma efetivamente um grupo de trabalhadores atomizados em um trabalhador grande com quem a administração não tem outra escolha, senão negociar. Enquanto a administração pode não ser afetada pela perda de um trabalhador, ela não pode pôr a perder toda uma força de trabalho.

Desvantagem: Taxas sindicais

Os trabalhadores que trabalham em locais de trabalho sindicalizados têm que pagar as taxas do sindicato, que são recolhidas em todo contracheque. Ao longo do tempo, isso pode atingir uma soma substancial de dinheiro. Trabalhadores diferentes têm opiniões diversas sobre isso. Para os trabalhadores que estão felizes com a sua situação de trabalho e não sentem a necessidade de negociação coletiva através da mediação de um sindicato, a obrigação de pagar o sindicato pode parecer onerosa e desnecessária.

Desvantagem: Vozes minoritárias

As decisões do sindicato durante o processo de negociação coletiva são feitas por votação. Em grandes sindicatos com milhares de membros, há, inevitavelmente, muita gente que não opina quando se trata de um voto. Isso pode ser um problema para alguém que é membro de um sindicato, é representado pelo órgão no processo de negociação coletiva, mas que não concorda com as políticas ou decisões do mesmo. Ser constantemente superado pela maioria pode deixar os indivíduos alienados e efetivamente mal representados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível