Mais
×

Vantagens e desvantagens do networking no mundo dos negócios

Atualizado em 23 março, 2017

O mundo dos negócios é um campo inerentemente social da atividade humana. As tarefas são realizadas por meio de organizações e pessoas que trabalham em conjunto e aplicam seus diferentes talentos e habilidades. Networking profissional envolve o cultivo intencional de relacionamentos com outras pessoas a fim de avançar no mundo dos negócios. Essa prática tem muitos defensores e críticos. Independentemente disso, é provável que o fenômeno continue, pois a natureza social da maioria das práticas de negócios faz com que seja uma rota clara para o sucesso.

O excesso de avanço através de networking pode bloquear outros caminhos para o sucesso (Push/Digital Vision/Getty Images)

O igualitarismo

Muitos economistas defendem o igualitarismo econômico como um fim, onde aqueles que estão em escalões inferiores de renda são capazes de avançar, através de esforço, até escalões de renda mais elevados. Isto tem muitas vantagens, pois as pessoas são motivadas a trabalhar depois de ver as recompensas por seus esforços. O networking profissional pode ser uma maneira de aumentar o igualitarismo, permitindo mais possibilidades de progresso do que existira de outra forma. Por outro lado, o excesso de avanço através de networking pode bloquear outros caminhos para o sucesso.

Meritocracia

A maioria das empresas se esforçam para alcançar uma meritocracia, onde os funcionários são recompensados com base em seu esforço e desempenho. O networking é muitas vezes uma desvantagem neste contexto, uma vez que permite uma maneira de contornar as rotas mais meritocráticas de avanço. As muitas vantagens do networking para os indivíduos estão muitas vezes em conflito com as muitas desvantagens para as organizações em geral. Este conflito muitas vezes precisa ser gerido por executivos qualificados nos negócios e em outros lugares na sociedade.

Redes sociais

Com os incentivos para fazer networking sendo tão prevalecentes na maioria dos ambientes de negócios convencionais, a criação de redes sociais é um fenômeno comum. Grupos de pessoas que se conhecem através do networking tendem a associar entre si e promover os interesses de cada um. Como vantagem para um negócio, isso pode ajudar na criação de uma cultura corporativa positiva. Como desvantagem, isso tende a criar uma cultura de exclusão, que quem está fora descobre ser difícil de penetrar.

Networking digital

O desenvolvimento de uma facilidade na forma mais antiga de networking dá a um empregado uma vantagem fundamental nas novas áreas da economia digital. O networking parece ser uma peça-chave do comércio on-line, pois a autopromoção através de relações pessoais é um dos principais criadores de tráfego. Negociar e fazer transações na economia digital, muitas vezes, envolve o uso pesado de acordos. Muitas vezes, na economia digital, quem você conhece é o que mais importa.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article