Vantagens e desvantagens de preencher vagas com pessoal interno

Escrito por ruth mayhew | Traduzido por elia regina previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Vantagens e desvantagens de preencher vagas com pessoal interno
Permitir a concorrência interna para vagas que surgem na empresa é uma maneira de motivar os funcionários qualificados (Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images)

Muitas organizações adotam o conceito de promoção dentro do quadro atual de funcionários. No entanto, existem vantagens e desvantagens para este procedimento. As vantagens incluem a possibilidade de continuidade e de redução em processos de seleção e de recrutamento. As desvantagens incluem esforços dispendiosos de recrutamento, tempo de contratação e adaptação, além das mudanças nos processos da empresa. Mesmo que os empregadores não sejam obrigados a preencher posições com pessoal interno, deve haver pelo menos alguma divulgação interna para que os candidatos qualificados tenham a oportunidade de expressar o seu desejo de ser considerado para diferentes papéis e oportunidades promocionais.

Outras pessoas estão lendo

Recrutamento e seleção

O benefício da promoção interna pode afetar diretamente o custo do processo de recrutamento e seleção da sua empresa. O preenchimento de vagas de emprego com sua força de trabalho atual é menos onerosa do que o uso de publicidade exterior para atrair candidatos qualificados. Por outro lado, o especialista em emprego também deve planejar para divulgar a vaga em todo o seu local de trabalho, dando aos funcionários a oportunidade de manifestar interesse na posição. O número de candidatos internos qualificados será normalmente muito menor do que os de externos, tornando o custo de recrutar significativamente inferior.

Rotatividade e retenção

A contratação proveniente da força de trabalho já existente pode impactar positivamente a rotatividade e retenção. Os funcionários que se juntaram a sua organização acreditando que teriam como se desenvolver e crescer em suas carreiras ficam estimulados quando veem os atuais recebendo oportunidades de promoções para outras funções dentro da empresa. Da mesma forma, a retenção de funcionários tende a ser estável ou até mesmo aumentar quando os empregados são selecionados para preencher cargos para os quais têm aptidão, conhecimento e capacidades.

Novas perspectivas

Anunciar as vagas de emprego da sua organização para recrutar novos funcionários é uma das melhores maneiras de introduzir uma perspectiva nova e inovadora para uma empresa que está enfrentando estagnação. Trazendo novos rostos a bordo às vezes é essencial para o desenvolvimento de novas ideias, produtos e diversidade de talentos. Além disso, para as empresas em fase de crescimento, a contratação de fora é uma escolha óbvia, pois não pode continuar a preencher cargos com pessoal interno durante uma época em que precisa de trabalhadores adicionais para acompanhar o aumento da receita.

Continuidade do negócio

A continuidade do negócio seria a principal vantagem de promover o pessoal interno. Se sua empresa tem certas tradições que quer manter, esse tipo de promoção mantém a coesão entre os empregados e demonstra uma reputação empresarial estável, juntamente com a promessa de desenvolvimento do funcionário. A contratação de um candidato de fora vai exigir tempo de treinamento, bem como um prazo para o novo empregado se acostume com o ambiente de trabalho. Integrar-se a um ambiente de trabalho fechado, colegiado e produtivo pode ser difícil para os recém-chegados que não têm conhecimento da indústria e pouco conhecimento de como exatamente a sua empresa opera.

Força de trabalho insatisfeita

A desvantagem de recrutamento interno é a possibilidade de os funcionários que acreditam ter direito a uma promoção. Eles podem ter dedicado um longo tempo de serviço à empresa, mas, por uma ou outra razão, simplesmente não são qualificados para preencher a vaga. Reuniões individuais para discutir as razões pelas quais um membro da sua força de trabalho existente não é qualificado consome tempo da equipe de recrutadores e especialistas que poderia ser gasto trabalhando diligentemente em atividades que levam à seleção de um candidato viável. Além disso, se a sua empresa é uma das que orgulhosamente se gaba de promover como forma de reconhecimento das pratas da casa, quando os funcionários atuais são rotineiramente rejeitados as para vagas, podem perder a confiança que tinham de que a empresa lhes proporcionaria oportunidades de desenvolvimento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível