O Seis Sigma é um processo popular de melhoria metodológica que começou no setor secundário (industrial) e se espalhou para outras áreas. Algumas companhias presenciaram tremendo sucesso, enquanto outras abandonaram a metodologia ou encontraram sobrepeso para suportá-la.
Embasado em dados
No Seis Sigma, as decisões são tomadas com base em evidências empíricas, não apenas em suposições e evidências rotineiras. Isso inclui determinar a necessidade de um projeto, determinando a causa do problema a ser rotulado, e decidir quais melhorias serão realizadas. Em todos estes casos, os dados são requeridos para a tomada de decisão.
Sucesso provado
Iniciando-se com a Motorola, muitas macro empresas têm implementado com sucesso iniciativas do Seis Sigma e produziram mudanças positivas em suas organizações. Os resultados beneficiaram os clientes, empregados e acionistas.
Soluções sustentáveis
Os processos DMAIC e DMADV são especificamente designados para soluções sustentáveis. No DMAIC, as melhorias para um processo são confirmadas com dados, e uma fase inteira é dededicada a assegurar que os ganhos sejam mantidos. No DMADV, que é usado para criar novos produtos e processos, adota-se uma mentalidade semelhante.
Prazo
Como segue o ditado, "Você quer isso rápido, ou quer isso direito?". Em ordem de efetivamente usar a metodologia Seis Sigma, uma quantidade substancial de tempo deve ser viabilizada para um projeto. Ela não disponibiliza simples correções, e às vezes as pessoas envolvidas podem tornar-se frustradas com o tempo requerido para, sistematicamente, seguir o modelo de melhorias.
Requerimentos de treinamento
Nas implementações tradicionais Seis Sigma, os empregados passam por extensivos treinamentos para se tornarem líderes de projetos Seis Sigma (Black Belts e Green Belts - espécies de títulos) e patrocinadores (Champions e Process Owners). Para o papel de Black Belt em particular, o treinamento pode tomar várias semanas ou mais, e ocorrem durante um período de meses. Isso não é possível em alguns ambientes.
Foco corporativo
Embora os princípios fundamentais do Seis Sigma possam certamente ser aplicáveis para pequenos negócios e organizações, ele é primeiramente uma opção para organizações corporativas maiores. Esmagadoramente, a maioria do treinamento e informações disponíveis são geradas para aquele setor. Isso torna difícil para outros grupos enxergar quaisquer benefícios em adotar a metodologia.