Vantagens da energia geotérmica

Escrito por jason chavis | Traduzido por elia regina previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Vantagens da energia geotérmica
Energia geotérmica como alternativa às fontes tradicionais de energia (Wikimedia Commons)

A energia geotérmica aproveita a eletricidade usando o calor gerado a partir da crosta terrestre. As vantagens da energia geotérmica são numerosas e há relativamente poucas desvantagens. Embora seu uso seja limitado atualmente, muitas organizações e governos a encaram como uma alternativa lógica às fontes de energia tradicionais.

Outras pessoas estão lendo

História

As vantagens da energia geotérmica foram primeiramente previstas durante o final do século XIX. O príncipe italiano Piero Ginori Conti estabeleceu o primeiro gerador geotérmico na Larderello, um campo de vapor seco. Em 4 de julho de 1904, o gerador foi acionado e os cientistas entenderam rapidamente os benefícios da energia geotérmica. Constatando que as usinas estavam gerando energia naturalmente e com potencial para longos períodos de tempo, os governos e as empresas investiram nessa fonte de energia alternativa. Ao longo dos anos, os Estados Unidos, as Filipinas e a Islândia desenvolveram grandes usinas de energia geotérmica.

Potencial

De acordo com o Conselho Mundial de Energia, o mundo gera menos de 1 % das suas necessidades energéticas a partir da energia geotérmica. As Filipinas e a Islândia, no entanto, desenvolveram sistemas expansivos para abastecê-los com quase 20% das necessidades de sua nação. Assim que a usina é construída ela é auto-sustentável, funcionando a partir da energia que gera e tem o potencial de trabalhar 24 horas por dia, produzindo o mesmo volume energético indefinidamente. As usinas utilizam o calor natural que foi armazenado na crosta da Terra por milhões de anos.

Benefícios

Uma das maiores vantagens da energia geotérmica é o fato de que não existe qualquer poluição. Agregando ao interesse em limitar as emissões de carbono, as plantas de energia geotérmica oferecem uma solução viável. De acordo com o "Oceanic and Atmospheric Administration" nos EUA, os combustíveis fósseis e usinas nucleares produzem mais de 27 milhões de toneladas de emissões de carbono ao ano no mundo todo. A energia geotérmica não produz nenhum acréscimo substancial, uma vez que os gases liberados da crosta terrestre são capturados e processados como parte da função da usina.

Características

Visto que a energia geotérmica é conhecida como uma fonte de energia verde pelas Nações Unidas, muitos países têm emitido incentivos fiscais e subsídios às empresas que constroem usinas de energia desse tipo. Em um esforço para compensar as emissões de carbono e investir na independência energética, estes governos fazem pressão para a criação de mais usinas de energia geotérmica. A maioria desses países até mesmo tentam manter baixos os preços dos terrenos nas áreas ideais. Além disso, usinas de energia geotérmica, devido ao seu design pesado, tendem a durar muito mais tempo do que as de petróleo ou carvão. Muitas as que foram construídas no início do século XX ainda estão operando de forma eficiente nos dias de hoje.

Importância

Uma das vantagens que faz da geotérmica uma fonte eficiente de energia é que ela não usa combustível para gerar eletricidade. O processo utiliza água fria, que é bombeada para dentro do solo. A água é então super-aquecida pelo calor no interior da Terra. Quando ela volta para a superfície, a central elétrica geotérmica aproveita o calor e o converte em energia elétrica. Uma vez que a água é a única coisa que se utiliza, o custo de funcionamento da unidade está limitado à mão de obra diária e aos custos de materiais. Isso faz com que a energia geotérmica seja eficiente em termos de combustível e uma alternativa de baixo custo em relação a outras fontes de energia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível