Computadores e eletrônicos

As vantagens do revestimento de cádmio sobre o aço inoxidável

Escrito por simon green | Traduzido por ellen zanelato
As vantagens do revestimento de cádmio sobre o aço inoxidável

O cádmio era amplamente usado para revestimentos até que problemas com resíduos tóxicos foram descobertos

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O cádmio é um elemento metálico cujas propriedades químicas são similares às do zinco e do mercúrio. Até recentemente, ele era comumente usado como um revestimento de metal para várias peças de maquinário. Entretanto, devido aos resíduos tóxicos criados na produção de revestimento de cádmio, outros metais, como o zinco, são escolhidos. Deixada essa desvantagem de lado, há muitas razões pelas quais o cádmio era um material tão popular e era usado em vez do aço inoxidável.

Outras pessoas estão lendo

Ductilidade e maleabilidade

A ductilidade e maleabilidade referem-se a como é fácil transformar um produto em folhas ou fios. Para propósitos de revestimento, a maleabilidade do cádmio não era um problema, mas, sendo um metal macio, sua alta ductilidade o tornou útil para revestimentos.

Resistência à corrosão

O cádmio é resistente à corrosão, o que significa que ele não irá enferrujar ou degradar-se quando exposto à água salgada ou às condições climáticas. O revestimento de cádmio era comumente encontrado em peças aeroespaciais, já que aviões, espaçonaves e satélites encaram condições climáticas extremas. Tecnicamente, o aço inoxidável também é resistente à corrosão, mas, como o cádmio é aplicado como cobertura, ele possui a vantagem da galvanização.

Galvanização

Galvanizar um metal envolve aplicar uma camada fina de outro metal sobre o componente principal. Isso cria uma camada separada de material, que geralmente é resistente à corrosão e absorve toda força da atmosfera ao redor. O cádmio galvaniza muito bem com o alumínio para fazer peças leves e resistentes à corrosão. O aço inoxidável é um metal sólido e é bem mais pesado em comparação ao anterior.

Proteção catódica

Todos os metais conduzem eletricidade. Uma forma comum de proteger tubos de metal da corrosão é transformar o metal no cátodo, ou terminal negativo, de um circuito elétrico. O revestimento de cádmio oferece a vantagem da proteção catódica.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media