Vitaminas alimentares para adolescentes

Escrito por alyssa guzman | Traduzido por ana carolina prado almeida
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Vitaminas alimentares para adolescentes
Frutas e vegetais frescos são boas fontes de vitaminas (Fresh Vegetables, Fruits and other foodstuffs. image by Andrey Kiselev from Fotolia.com)

As vitaminas estimulam o crescimento e o desenvolvimento físico e mental. Uma boa nutrição ajuda adolescentes a desenvolver corpos fortes e saudáveis. Não é preciso tomar suplementos para dar ao seu corpo as vitaminas das quais necessita. Os adolescentes podem comer alimentos ricos em vitaminas, como frutas frescas, vegetais, laticínios, nozes, sementes, ovos e carnes, para obter as vitaminas necessárias.

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Vitamina A

A vitamina A, também chamada de retinol, promove um sistema imunitário saudável, o crescimento e desenvolvimento de células, bem como mantém a pele e os dentes saudáveis​​. Alimentos fontes de vitamina A ou betacaroteno (que o organismo converte em vitamina A) incluem cereais enriquecidos, cenoura, batata doce, abóbora, brócolis, damasco, melão, manga, pêssego, mamão, leite fortificado, ovos e fígado. Adolescentes que tomam medicamentos acneicos orais, suplementos de vitamina A, devem evitar a ingestão em excesso de alimentos ricos nessa vitamina. A população em geral deve evitar a ingestão excessiva de vitamina A, já que ela é solúvel em gordura e pode facilmente se acumular no corpo. O acúmulo de vitamina A pode causar complicações, como dores de cabeça, alterações na pele ou danos ao fígado.

Vitamina C (Ácido ascórbico)

A vitamina C protege as células contra os efeitos dos radicais livres e outras exposições ambientais, como fumaça de cigarro e radiação. Ela ajuda adolescentes a manter a pele, ossos, dentes, gengivas e vasos sanguíneos saudáveis. Além disso, promove a cicatrização de feridas, contribui para a função cerebral e ajuda o corpo a absorver o ferro. Os adolescentes podem encontrar altos níveis de vitamina C em frutas e vegetais. Boas fontes incluem frutas cítricas e vermelhas, kiwi, pimentão vermelho e verde, tomate, brócolis e espinafre. O sumo de laranja, toranja e goiaba também são boas fontes de vitamina C.

Vitamina D

A vitamina D ajuda o corpo a absorver o cálcio. Os adolescentes precisam de cálcio para construir ossos fortes; os que carecem de vitamina D podem ter doenças ósseas durante a vida adulta, como osteoporose ou raquitismo. A vitamina D também fortalece os nervos do corpo, músculos e sistema imunológico. Gemas de ovos, peixes, leite fortificado e alguns leites de soja fortificados são fontes de vitamina D baseadas em alimentos.

Vitamina E

A vitamina E é antioxidante e protege as células dos danos. Ela também é vital para um sistema imunológico saudável. Alimentos fontes de vitamina E incluem verduras, nozes, sementes, abacate, gérmen de trigo, cereais integrais, óleos vegetais e margarinas.

Vitaminas do complexo B

As vitaminas desse complexo são B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6, B7 (biotina), B9 (ácido fólico) e B12. Elas ajudam o corpo a produzir energia a partir dos alimentos que ingeridos, bem como a formar os glóbulos vermelhos. Você pode obter essas vitaminas naturalmente, ingerindo os seguintes alimentos: abacate, banana, abóbora, folhas verdes, ervilhas, cereais, peixe, frango, carne vermelha, ovos, queijo e iogurte.

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