Como adicionar goma xantana ao sorvete

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A goma xantana normalmente é usada em assados sem glúten para copiar sua ação nas receitas. No entanto, adicioná-la a sorvetes produz uma textura mais suave, evitando a formação de cristais grandes de gelo. O sorvete suave feito com essa goma é rica em gordura, mas não requer creme de leite, e você poderá procurá-la na internet ou em lojas naturais, junto aos produtos para assar sem glúten. Esse produto natural resulta da fermentação de açúcares no amido de milho, tornando-o ideal para os intolerantes ou alérgicos ao glúten ou trigo. Adicione-a a receita de seu sorvete, sherbet ou sorbet favorito, criando um sorvete cremoso, mesmo com baixo teor de gordura ou ingredientes vegetarianos.

Passo 1

Misture os ingredientes da base do sorvete na tigela como informado na receita.

Passo 2

Determine a quantidade de goma de xantana a usar, multiplicando o número de litros de líquido na recita do sorvete por 1/4 para calcular quantas colheres de chá da goma serão necessárias. Por exemplo, uma receita que leva 2 L de líquido irá precisar de : 2 x 1/4 = 1/2 colher de chá de goma xantana.

Passo 3

Meça a quantidade correta da goma e coloque-a no saleiro.

Passo 4

Bata com uma mão os ingredientes da base do sorvete na tigela e, com a outra, salpique a goma de xantana com o saleiro até que ela se incorpore ao sorvete.

Passo 5

Derrame a base do sorvete em uma forma e congele de acordo com as instruções do fabricante.

Mais recentes

×