Como usar goma xantana como espessante

••• Jupiterimages/Pixland/Getty Images

A goma xantana é um alimento fermentado formado pelo crescimento da bactéria Xanthonomonas campestris na glucose de milho. Essa mistura é então processada com álcool, seca e transformada em um pó fino. É um ingrediente comum em produtos alimentares, agindo como espessante, e frequentemente encontrado como agente de ligação em pães sem glúten. A goma xantana pode também ser usada em uma grande variedade de receitas caseiras.

Instruções gerais

Passo 1

Use uma batedeira elétrica para melhores resultados ao usar goma xantana. Isso ajuda a manter uma velocidade constante, o que evitará que sua receita fique borrachuda ou empelotada.

Passo 2

Misture goma xantana em um líquido, usando 1/4 de colher de chá para cada litro em sua receita. Primeiro, dissolva a goma em um pouco de água (ou outro líquido, se sua receita não incluir água) e, então, misture-a à massa.

Passo 3

Crie um alimento sem glúten misturando a goma xantana primeiramente com os ingredientes secos e, então, vá adicionando lentamente os ingredientes líquidos. Para cada xícara de farinha, adicione entre 1 e 2 colheres de chá de goma. Mantenha a batedeira ligada enquanto adiciona os ingredientes líquidos para garantir uma boa textura.

Receita de waffle (sem glúten)

Passo 1

Pincele sua fôrma de waffle com um pouco de óleo de canola e deixe-a se aquecer.

Passo 2

Misture óleo de canola, amido de milho, açúcar, amido de batata, fermento em pó, ovos e 1/4 de colher de chá de goma xantana em sua batedeira elétrica.

Passo 3

Ponha a batedeira em velocidade média e, lentamente, despeje o leite.

Passo 4

Asse cerca de 2/3 de xícara de massa (dependendo do tamanho de sua fôrma de waffle) de cada vez até que os waflles estejam dourados.

Mais recentes

×