Álcool e danos em móveis de madeira

O álcool isopropílico pode danificar gravemente a madeira

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

O álcool isopropílico tem uma variedade de usos, mas pode danificar algumas superfícies que entram em contato com ele. Se você sem querer derramar álcool em seu móvel de madeira, o álcool pode causar danos à superfície, que, se não tratada, pode danificar a madeira. Você pode reparar os danos do álcool isopropílico e recuperar o seu móvel de madeira de volta à sua antiga beleza, mas uma ação rápida é necessária.

Como ele danifica a madeira

O álcool corrói a maioria dos vernizes e acabamentos de vinil, e causa danos embaixo da madeira. As áreas danificadas possuem uma cor acinzentada e lembram uma marca d'água. No entanto, ao contrário de marcas de água que danificam principalmente somente o acabamento da superfície dos móveis, o álcool irá penetrar na madeira e causar danos adicionais.

Como reparar o dano

Uma mistura de pedra-pomes em pó com algumas gotas de óleo vegetal ou de linhaça irá reparar o dano do álcool ao móvel de madeira se o álcool tiver danificado somente o acabamento. Misture a pedra-pomes e o óleo em uma tigela até que faça uma pasta. Ponha a pasta na área danificada e esfregue delicadamente a área com palha de aço. Retire o excesso da pasta com um pano limpo e úmido; depois lustre o móvel com um polidor de alta qualidade ou com cera para móvel. Se o álcool tiver danificado a madeira propriamente dita, a área danificada irá necessitar de retoque.

Como evitar o dano

Feche bem a tampa da garrafa do álcool isopropílico para evitar derramamento no caso de a garrafa ser derrubada. Mantenha seu móvel polido e livre de poeira usando um limpador de móvel de alta qualidade e um lustra-móveis com frequência. Isto irá proteger a superfície do móvel no caso de derramar álcool nele. Evite expor o móvel de madeira na luz solar direta – a luz irá ressecar a madeira, causar descoloração e acelerar o dano que o álcool possa causar. Se o móvel estiver exposto à luz do sol, limpe-o e passe lustra-móveis pelo menos uma vez por semana, ou coloque uma toalha sobre a peça para protegê-la.

Considerações

O álcool isopropílico também é usado para remover manchas de móveis de madeira. Por exemplo, o álcool aplicado em uma bola de algodão dissolve e remove manchas de tinta da madeira. Esta técnica funciona sem danificar a madeira por causa da pequena quantidade de álcool usado, e porque é bem provável que a mancha da tinta estivesse no acabamento da cera ou do verniz e não na madeira propriamente dita.

eHow Brasil
×