×
Loading ...

Argila caseira para cerâmica

Antes do advento do torno manual, muitos povos antigos faziam copos, tigelas e pratos de cerâmica usando uma técnica de pinça com os dedos. Esse método criava itens de pequena espessura e ocos, propícios para pintura e para carregar água e guardar alimentos. Ensine às suas crianças ou alunos esses métodos com atividades manuais. Fazendo a própria argila e potes de cerâmica, eles podem experimentar como as pessoas viviam antes da tecnologia moderna.

Instruções

Os povos antigos usavam a "pinça" em vez do torno (Hands shaping clay on potter's wheel image by fotosergio from Fotolia.com)
  1. Adicione 1/2 copo de amido de milho, 1 copo de bicarbonato de sódio e 3/4 de um copo de água em uma tigela grande. Mexa até que os ingredientes secos estejam misturados com a água, depois misture com as mãos até que a massa ganhe formato. Ela deve ser densa e maleável.

    Loading...
  2. Arranque uma bola de argila do tamanho do seu punho. Enrole em formato de esfera entre suas mãos. Segure a esfera com sua mão fraca e enfie o polegar da mão forte no centro da bola, formando um buraco de 1 cm de profundidade.

  3. Coloque a bola em um pedaço de papel encerado. Pince com os dedos os lados da bola, pressionando os polegares em direção ao buraco. Isso formará as paredes de sua tigela. Pince e forme a tigela até que as paredes estejam relativamente com a mesma grossura.

  4. Gentilmente, alise as impressões digitais na tigela com um pouco de água na ponta dos dedos. Deixe secar.

Loading...

Dicas

  • Use têmperas para pintar desenhos geométricos coloridos em suas tigelas, no interior e no exterior. Você pode tentar imitar desenhos tribais ou criar o seu próprio modelo.

O que você precisa

  • 1/2 copo de amido de milho
  • 1 copo de bicarbonato de sódio
  • 3/4 de um copo de água
  • Tigela grande
  • Colher
  • Papel encerado

Referências

Loading ...
Loading ...