×
Loading ...

Artesanatos feitos com a fibra do coco

As fibras do coco são os fios sobre sua casca. De acordo com o Plant Cultures, a Índia, especialmente Kerala, é um dos maiores produtores de coco. Essa fibra é obtida da casca do coco por imergi-lo em água, até que possam ser removidas facilmente. Os produtos feitos com a fibra do coco vão desde capachos, malas até tapetes, que são feitos ao tecer as fibras como fios. Esse é um produto considerado ambientalmente sustentável.

As fibras do coco poderão ser utilizadas para a criação de muitos artesanatos (coconut image by Witold Krasowski from Fotolia.com)

Capachos feitos com a fibra do coco

Os capachos de fibra do coco geralmente são feitos 100% dessas fibras, e poderão ser utilizados tanto em interiores como em exteriores. Os feitos para uso externo deverão ter um vinil ou borracha na parte debaixo para protegê-los. A fibra de coco é muito resistente à umidade, permitindo uma longa durabilidade. Esses capachos poderão ter a cor variando desde a ferrugem natural até o marrom, ou envernizados. Os objetos e impressões podem, também, serem tecidos juntamente com o material. A eletricidade estática não se forma nos capachos feitos com essa fibra e eles secam muito rapidamente. Em sua maioria pode-se passar o aspirador de pó ou, simplesmente, lavar com água e sabão.

Loading...

Tapetes de fibra de coco

Os tapetes de fibra de coco são mais leves que os capachos feitos dessa mesma fibra, mas ainda são feitos com tramas muito apertadas e podem demorar muito para desgastarem. Esses tapetes são bons para áreas de muito tráfego, casas que têm cães, crianças ou em um escritório. A maioria dos tapetes de fibra do coco tem adição de produtos químicos para criarem cores e padrões interessantes. Esses produtos não atraem insetos, são à prova d'água e resistem ao apodrecimento. Ao contrário dos capachos de fibra do coco, os tapetes não se destinam a serem utilizados em áreas externas. Além disso, esse tipo de tapete poderá ser desconfortável se sentar-se neles por um longo tempo. Eles não ficariam bem em uma sala de estar, onde as pessoas sentam-se no chão. O carpete também poderá ser feito com esse material, mas não é recomendado para uma casa inteira, devido à sua aspereza.

Outros artesanatos

A tapeçaria feita com a fibra do coco é tecida à mão como a seda para criar vários desenhos, incluindo flores, padrões amadeirados, cenas clássicas, animais ou pessoas. Essas peças são de longa duração e resistem por muitos anos. Elas podem vir em muitas formas e tamanhos. Outro uso comum para a fibra do coco entre as pessoas comuns é tecer rede de pesca, trançando-a como uma corda para criarem as redes que possam ser espalhadas sobre a água para prenderem os peixes, crustáceos e outros animais marinhos. Outros artesanatos com esse tipo de fibra inclui criar cordas, escovas de cabelo e como um agente de união para as esquadrias da casa.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...