Como assar um frango inteiro em uma churrasqueira

••• Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Assar um frango inteiro em um espeto giratório em sua churrasqueira a gás é uma boa forma de assá-lo uniformemente, dando uma cor dourada. Você pode preparar um frango assado tão bom quanto aqueles preparados pelas padarias locais, exalando um aroma agradável pela vizinhança.

Passo 1

Instale o espeto giratório na sua churrasqueira. Coloque uma panela abaixo com 3 cm de água para recolher o sucos que gotejam, adicionar umidade ao processo e evitar que as chamas fiquem muito altas. Coloque a temperatura no máximo, feche a tampa e deixe-a aquecer enquanto prepara o frango. Ligue todos os queimadores no máximo, mas ao assar o frango, desligue o que estiver diretamente abaixo.

Passo 2

Enquanto a churrasqueira aquece, remova o pacote de miúdos da cavidade do frango, caso esteja incluído. Lave-o bem, por dentro e por fora, e seque-o com papel toalha. Passar manteiga ou sal na parte de dentro é opcional. Amarre-o para evitar que as asas e coxas encostem na churrasqueira. Existem várias maneiras de se amarrar um frango. A mais fácil é amarrar um barbante à prova de fogo na ponta das coxas bem juntas, e em seguida, enrolar um outro pedaço em volta das costas e do peito, segurando as asas nas laterais do peito.

Passo 3

O espeto da churrasqueira possui dois ganchos para segurar o frango. Certifique-se de que o primeiro gancho esteja no espeto, folgado na extremidade do cabo. Enfie o espeto através do frango, do pescoço à cauda, e centralize-o no espeto. Coloque o segundo gancho na ponta espeto. Agora, deslize os ganchos em direção ao frango e aperte-os para que o frango fique bem seguro no centro.

Passo 4

Verifique a temperatura, que deve ser de cerca de 175 graus. Quando estiver pronto, posicione o espeto, desligue os queimadores diretamente abaixo do frango, ligue o espeto giratório e feche a tampa.

Passo 5

Prepare o caldo de banhar com azeite, manteiga ou margarina derretida juntamente com os temperos desejados, como sal e pimenta. Deixe o frango assar de 10 a 15 minutos e comece a banhá-lo. Coloque a temperatura no médio e banhe-o novamente após 20 minutos.

Passo 6

Um frango de 1,2 a 2 kg necessita de 75 a 90 minutos para assar, ou um pouco mais caso a tampa seja aberta com frequência. É importante abri-la o mínimo possível para manter o calor necessário para o cozimento. Para saber se está pronto, enfie um termômetro na carne da coxa, sem acertar o osso. Se a temperatura estiver acima de 80 graus, ele está pronto.

Passo 7

Retire o frango do espeto, coloque-o em uma travessa e deixe-o descansar por 10 minutos antes de cortá-lo.

Mais recentes

×