Como assar pão na churrasqueira

••• Image Source/Photodisc/Getty Images

Assar pães conjura a imagens de massas crescendo e bolos em um forno. No entanto, com inovação e esforço, é possível fazê-los em sua churrasqueira facilmente. Uma vez que saiba como proceder, pode-se usar uma receita tradicional de pão na grelha sem nenhuma dificuldade. Sirva os pães frescos em acampamentos ou festas ao ar livre.

Asse pão em uma churrasqueira

Passo 1

Misture o fermento, o açúcar e 1/2 copo de água em uma tigela até criar uma espuma. Deixe-o de lado por 5 minutos até que esteja homogêneo e cremoso.

Passo 2

Adicione 3 copos e meio de farinha e a água remanescente à mistura de fermento e misture em uma tigela com um mixer de mão.

Passo 3

Adicione o restante da farinha e sove até que a massa forme uma bola firme. Se ela estiver grudenta e não estiver com a consistência exata, continue adicionando uma colher de sopa de farinha até que ela esteja mais firme.

Passo 4

Adicione o sal e sove na velocidade média até que a massa esteja suave e elástica, aproximadamente 10 minutos.

Passo 5

Adicione a manteiga, uma colher de sopa por vez, até que ela seja toda incorporada.

Passo 6

Espalhe a massa em uma superfície com um pouco de farinha e faça uma bola redonda. Coloque-a em uma tigela untada e adicione um pouco de óleo ou manteiga em cima e em suas laterais. Deixe-a descansar em um lugar morno até que tenha dobrado de tamanho, aproximadamente 45 minutos.

Passo 7

Sove a massa crescida novamente até que todo o ar seja removido. Faça retângulos e coloque-os em formas untadas. Essa receita faz dois pães de 22 por 30 cm. Mantenha as formas de lado em um local morno até que a massa cresça, aproximadamente 45 minutos.

Passo 8

Aqueça a churrasqueira. Use um termômetro para garantir que a temperatura permaneça entre 190ºC e 200ºC.

Passo 9

Pincele a mistura de ovo nos pães para deixá-los com uma cor dourada.

Passo 10

Use uma forma para agir como isolamento do calor direto da grelha. Coloque os pães em cima dela e feche a churrasqueira, deixando 1/3 da tampa aberta. Permita que o pão asse por pelo menos 20 minutos. Verifique após 15 minutos para garantir que a parte inferior não está queimando.

Passo 11

Verifique se os pães estão prontos batendo na forma e ouvindo um barulho oco. Deixe-os esfriar completamente antes de cortá-los.

Mais recentes

×