×
Loading ...

Como fazer azeite caseiro

Atualizado em 11 outubro, 2018

Fazer azeite caseiro pode ser extremamente simples, desde que você tenha alguns materiais básicos e um pouco de paciência. Seu azeite pode ser usado para cozinhar ou como um elemento para temperar um pão artesanal fresco. Seus amigos e familiares ficarão impressionados com suas habilidades culinárias e irão implorar por seus segredos na cozinha. Você nunca irá querer mergulhar seu pão em um produto comprado em loja novamente.

Instruções

Azeite (http://www.sxc.hu)
  1. Selecione as azeitonas baseado no gosto que quer que seu azeite tenha. Comprá-las frescas em um mercado garante que elas sejam de alta qualidade e possuam um sabor agradável. Azeitonas verdes resultam em um azeite mais ácido, enquanto as pretas terão um gosto menos ácido. Se gosta do sabor de azeitonas frescas, há grandes chances de também gostar do azeite feito com elas.

    Loading...
    Azeitonas
  2. Corte cada azeitona com um canivete. O corte deve ser mais profundo do que a pele da azeitona, mas não tão profundo ao ponto de parti-las. Esse corte é o que irá permitir que o óleo saia das azeitonas.

    Canivete
  3. Coloque as azeitonas no fundo de um pequeno copo e, em seguida, coloque-o em uma jarra com água. A jarra deve ser grande o suficiente para que, se o copo pequeno transbordar, o conteúdo possa ser derramado nela.

    Copo
  4. Coloque o coador de chá sobre a borda do copo de água de modo que os ganchos do coador estejam firmes na borda do copo. Posicione o copo de dose dentro do coador de chá. Ele irá agir como um peso para ajudar a manter o coador no lugar durante o processo de fazer o azeite.

    Coador
  5. Encha o copo com água até a borda, para que esteja prestes a transbordar. A água irá agir como um peso que irá extrair o óleo das azeitonas. O óleo irá subir para a parte superior do copo e escorrer para a jarra.

    Copo
  6. Deixe a água pressionar o azeite por 24 a 48 horas. Quando retomar, verá que o copo ainda está cheio de água e azeitonas, enquanto a jarra conterá algumas colheres de sopa de azeite.

    Azeite
  7. Prove o fruto de seu trabalho. Para o seu primeiro lote de azeite artesanal, opte por experimentar puro ou com algum pão fresco. Escolha um pão com um sabor suave, de modo que as nuances de seu azeite possam ser saboreadas.

    Pão
Loading...

Dicas

  • Se tiver gostado do seu azeite e quiser fazer um lote maior, basta aumentar o número de azeitonas usadas, assim como o tamanho de seus copos e coador.

Aviso

  • Não guarde o azeite fresco da mesma maneira que faria com o produto comprado em loja. Azeite fresco possui uma pequena quantidade de sedimento que faz com que o óleo estrague mais rapidamente. Limite o tempo de armazenamento de azeite fresco para apenas alguns dias.

O que você precisa

  • Seis ou sete azeitonas frescas
  • Faca
  • Copo d'água pequeno
  • Jarra de vidro grande
  • Coador de chá
  • Copo de dose

Referências

Loading ...
Loading ...