Como fazer gordura anidra do leite

••• Butter image by Cornelia Pithart from Fotolia.com

O termo anidro significa sem água. Sendo assim, a gordura anidra do leite é a gordura sem água de leite. Essa gordura é usada em receitas que pedem manteiga que possa ser cozinhada em altas temperaturas. Isso se deve porque ela possui um ponto de vaporização mais alto que as manteigas normais. A gordura anidra do leite também é chamada de óleo de manteiga, manteiga concentrada ou ghee (manteiga clarificada). Ela possui um tempo de validade maior que a manteiga e pode ser estocada por cerca de um ano sem o risco de estragar.

Fazendo gordura anidra do leite em casa

Passo 1

Coloque a manteiga na panela. Ligue o fogão a fogo médio-baixo.

Passo 2

Derreta a manteiga e deixe ferver. Ela começará a se separar em uma substância espumosa branca em cima e uma borra embaixo. Não mexa a manteiga enquanto estiver fervendo pois irá misturar a gordura e a matéria seca do leite.

Passo 3

Deixe ferver. Verifique a parte debaixo da panela inclinando-a gentilmente para um lado a cada cinco minutos.

Passo 4

Verifique a manteiga fervente pelos próximos 20 minutos até que a borra no fundo da panela fique dourada e o líquido de cima se torne de cor parda. Em seguida, remova a panela do fogo.

Passo 5

Deixe a manteiga clarificada repousar descoberta por 30 minutos longe do fogo.

Passo 6

Coloque o pano queijeiro sobre um coador em cima de uma tigela.

Passo 7

Derrame a manteiga desidratada na tigela através do coador e descarte o pano que agora está com a matéria seca do leite.

Passo 8

Coloque a gordura anidra do leite em potes esterilizados. Quando ela se esfriar por completo, se solidificará e aparentará uma cor branca amarelada.

Mais recentes

×