Como saber se os amendoins estão rançosos

••• Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Utilizados para fazer xampus, corantes, pastas e cosméticos, o amendoim tem uma variedade de usos benéficos para a vida cotidiana. O amendoim puro em sua casca é um bom lanche em um jogo de futebol, piquenique ou churrasco, enquanto o amendoim sem casca é encontrado em tigelas matando a fome em bares e antes do prato principal nos feriados. Antes de devorar esses legumes ricos em proteína, aprenda a descobrir se eles ainda estão frescos.

Passo 1

Observe a superfície, cascas de amendoim terão um exterior áspero, sólido e marrom. Nenhum mofo verde, cinza ou branco deve estar presente. O amendoim sem casca terá uma pele fina cobrindo o miolo, que deve ser contínuo e liso. Não coma amendoins com qualquer indício de mofo ou com miolo ressecado ou preto.

Passo 2

Cheire o amendoim. Ele deve ter um cheiro forte, característico. Se estiver rançoso vai ter um cheiro de leite azedo ou mofo, e não devem ser utilizado.

Passo 3

Prove um, se você não tem certeza se o pacote ainda estar fresco. Amendoim rançoso vai ter um gosto azedo e amargo, o fresco terá um sabor cremoso e característico. Descarte-os se sentir um gosto azedo ou estragado.

Passo 4

Guarde o amendoim em um lugar fresco e seco, como uma geladeira. Você pode guardar amendoim sem casca por quatro a cinco meses e com casca por até um ano em um recipiente hermético na geladeira.

Mais recentes

×