Como saber se a carne de porco estragou?

••• Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images

Qualquer carne para consumo humano, tirada de um porco com menos de um ano de idade, é chamada de carne de porco, a qual pode ser cortada e empacotada de diversas formas, incluindo costeletas, linguiça, costela, filés e presunto. Como outras formas de carne, a de porco tem bactérias naturais que são inofensivas se a carne for limpa e preparada adequadamente. Essa carne precisa ser armazenada na temperatura correta ou vai se deteriorar, por isso, saber como identificar a deterioração é muito importante para a saúde e segurança de quem vai comê-la.

Instruções

Passo 1

Se a carne estiver embalada, procure por uma data de vencimento e descarte-a se estiver vencida. Essa data é determinada pela central de empacotamento e indica o último dia em que a qualidade da carne está garantida.

Passo 2

Calcule por quanto tempo a carne foi exposta a temperaturas acima de 4,5ºC. Se foi por mais de duas horas, então pode ter ocorrido crescimento bacteriano, causando deterioração.

Passo 3

Pelo cheiro e coloração da carne é possível identificar a deterioração. Se um cheiro horrível vem da carne ou se ela tem uma tonalidade cinza, marrom ou verde, provavelmente está podre.

Passo 4

Examine a superfície da carne de porco. A presença de crescimento de algo parecido com pequenos pelos ou uma camada de limo indicam deterioração por mofo.

Passo 5

Determine se, e quando, a carne foi refrigerada a 4,5 ºC ou se foi congelada a 0 ºC ou mais frio. A carne de porco moída está sujeita a estragar depois de dois dias na geladeira e de quatro meses no congelador.

Mais recentes

×