×
Loading ...

Como calcular o consumo máximo de oxigênio

Fazer o cálculo de seu consumo máximo de oxigênio (VO2) requer uma pequena preparação, mas fora isso não há grande dificuldade em calculá-lo. O VO2 refere-se ao total de oxigênio que seu corpo pode transportar durante uma atividade física e reflete o condicionamento físico de um indivíduo. Quanto maior a taxa de absorção de oxigênio, maior o nível de condicionamento.

Instruções

Quanto mais oxigênio seu corpo pode transportar durante um exercício, mais condicionado você está (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Comece a caminhar 1 km e meio. Se você for homem, complete essa distância em 8 minutos ou menos, se for mulher, 9 minutos ou menos. Verifique sua taxa cardíaca no final da caminhada, através do monitor.

    Loading...
  2. Meça o peso do corpo em quilogramas. Multiplique seu peso por 0.1636. Depois que tiver o resultado, subtraia de 108.844 para os homens e 100.5 para as mulheres.

  3. Converta o total de tempo que você levou para caminhar 1,5 km em um número decimal. Por exemplo, se você levou 8 minutos e meio, ficará 12,75. Multiplique por 1.438 e subtraia do valor resultante do número atingido no passo 2.

  4. Multiplique sua taxa cardíaca no final do percurso pelo número obtido no final do passo 3. Este será seu consumo máximo de oxigênio. Provavelmente, o número obtido terá várias casas decimais. Você pode arrendondá-lo para o número mais próximo. Se o resultado for 65, significa que seu consumo é de 65 mililitros de oxigênio por quilograma de peso do corpo por minuto.

Loading...

O que você precisa

  • Monitor cardíaco
  • Calculadora

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...