Como saber se a carne moída ainda está boa

••• Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images

A carne moída bovina é altamente suscetível à deterioração, mais do que os cortes sólidos, devido à grande quantidade de área de superfície que fica exposta quando ela é triturada. A carne estragada é perigosa para todos e mais ainda para bebês e crianças, idosos e pessoas com sistema imunológico comprometido devido a doenças ou condições médicas. Manuseie a carne moída adequadamente e conheça os sinais de deterioração para evitar doenças. É seguro consumir carne bovina moída cozida a uma temperatura interna de ao menos 72° C, mas se ela já estiver estragada antes, essa temperatura não garante segurança.

Passo 1

Leia o rótulo para saber se a carne foi comprada dentro do prazo de validade indicado. Ponha na geladeira o mais rápido possível depois da compra.

Passo 2

Avalie a carne moída. É normal que ela esteja mais escura por dentro e mais vermelha por fora. O rubor é um sinal de exposição ao oxigênio, que acontece naturalmente quando ela é moída. Se estiver escura ou acinzentada por inteiro, pode estar contaminada ou na via rápida para a contaminação.

Passo 3

Cheire a carne moída. Produtos estragados produzem um cheiro azedo ou profundamente rançoso. A carne bovina fresca tem cheiro limpo e não tem odor forte.

Passo 4

Sinta a superfície da carne moída. Fique atento a deterioração se ela estiver lisa, viscosa ou grudenta ao toque.

Passo 5

Prove a carne moída cozida cuidadosamente para verificar se o gosto ou cheiro está estranho. Mesmo se ela tiver passado nos outros testes, se o gosto estiver ruim, não coma.

Mais recentes

×