Como saber quando colher amendoim

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O amendoim (Arachis hypogea L.) é nativo da América do Sul e cresce bem em climas quentes e tropicais, com uma temperatura média de 30ºC. O tempo desde a plantação até a maturidade varia de acordo com diversos fatores, incluindo o tipo de solo e de amendoim. Quem está cultivando pela primeira vez pode achar difícil determinar quando deve ser feita a colheita. O melhor jeito de saber é colhendo alguns e inspecionando.

Passo 1

Espere o solo secar até uma consistência moderadamente úmida antes de cavar para tirar o amendoim.

Passo 2

Cheque suas instruções de plantio para os "dias de colheita" do seu tipo de amendoim. Com um calendário, conte para trás para determinar há quantos dias o seu amendoim está plantado.

Passo 3

Examine o amendoim duas semanas antes da data de colheita. Com a pá, revolva e retire a terra a uns 15 cm do caule do amendoim. Isso irá soltar a planta, facilitando a remoção do solo.

Passo 4

Tire o excesso de terra e olhe para o amendoim. A maioria deve estar formada e do tamanho certo. Abra um deles. Se o amendoim estiver preenchendo toda a casca, ele está pronto para ser colhido.

Passo 5

Colha o restante das plantas e coloque-as de cabeça para baixo, com as raízes apontando para cima, para secar por uma semana. Tire os amendoins da planta quando eles estiverem secos e coloque-os numa peneira para curar por mais três semanas.

Mais recentes

×