Como colher esporos de cogumelo para plantar

••• Blue Jean Images/Photodisc/Getty Images

Um cogumelo é um tipo de fungo que se reproduz através da produção de esporos. O corpo de frutificação do cogumelo é o segmento superior que contém os poros que produzem os esporos. O micélio é a parte do cogumelo que atua como suas raízes e caules, proporcionando ao cogumelo humidade e nutrientes. A coleta de esporos de cogumelos silvestres ou cultivados permite que você produza novos espécimes como hobby ou como ingrediente para pratos culinários.

Passo 1

Colha os cogumelos em um dia seco. Arranque, pelo menos, seis ou sete cogumelos grandes e maduros do solo segurando a porção inferior do micélio e puxando para cima para retirar do substrato ou do solo. Coloque os cogumelos em um saco de papel depois de recolhidos.

Passo 2

Forre a área de trabalho com jornal limpo. Coloque os cogumelos no local e examine a coleção. Jogue fora os cogumelos mofados ou doentes para evitar a coleta de esporos de qualidade inferior.

Passo 3

Separe os talos dos chapéus. Coloque os chapéus em folhas brancas de papel comum, com suas brânquias voltadas para baixo. Coloque os frascos limpos por cima dos cogumelos,e deixe-os lá por cerca de 24 horas.

Passo 4

Retire os frascos e levante delicadamente do papel os chapéus dos cogumelos. Os traços dos esporos, chamados de marca do esporo, devem estar visíveis.

Passo 5

Esterilize uma pequena jarra de vidro e uma faca de cozinha afiada inserindo o frasco, a tampa e a lâmina em água fervente por cerca de 10 minutos. Deixe os itens secarem e esfriarem à temperatura ambiente antes de continuar.

Passo 6

Use a ponta de corte da faca esterilizada para raspar os esporos caídos na marca no papel para dentro do frasco de vidro esterilizado. Os pequenos esporos vão se assemelhar a pó na jarra.

Passo 7

Coloque a tampa no frasco para manter os esporos secos e limpos. Armazene os esporos de cogumelos na geladeira até que estejam prontos para o plantio.

Mais recentes

×