Como fazer um ar condicionado improvisado usando um balde

••• Debbie Williams

Se você tiver que fazer uma lista das 10 situações mais desconfortáveis, ficar preso dentro de casa em um dia quente sem ar condicionado provavelmente estará nela. Ter um ventilador espalhando ar quente ao redor alivia um pouco, mas você poderá transformá-lo em uma unidade de ar condicionado portátil com mais alguns materiais. Este aparelho portátil feito com um balde pode ser montado facilmente e de forma econômica, servindo como um dispositivo pessoal refrescante e tornando a vida um pouco mais confortável.

Passo 1

Debbie Williams

Os materiais para este projeto são baratos e facilmente encontrados. Baldes de 20 L sempre podem ser reciclados de pintores ou padarias. Fazer estes dispositivos e distribuí-los para pessoas necessitadas será um ótimo projeto de serviço comunitário durante os meses quentes de verão. Algumas pessoas sem ar condicionado, principalmente os idosos, podem ser extremamente vulneráveis no clima quente.

Passo 2

Debbie Williams

Coloque o ventilador de cabeça para baixo sobre a tampa do balde e risque o contorno.

Passo 3

Debbie Williams

Usando um estilete com muito cuidado, recorte lentamente serrando ao redor da linha tracejada. Você precisará aparar um pouco para obter um bom ajuste com o ventilador.

Nota: Se a tampa for feita com plástico espesso e rígido, será mais fácil e seguro cortar o furo com uma serra tico-tico e uma lâmina fina, uma ferramenta rotatória ou um serrote de ponta. Faça um orifício inicial para inserir a lâmina da serra perfurando dentro da linha marcada com uma broca de 1 centímetro.

Passo 4

Debbie Williams

Dependendo do tipo de ventilador usado, talvez seja necessário cortar suportes ou pés. Uma serra de arco é boa para isso.

Passo 5

Debbie Williams

Ajuste o ventilador no buraco cortado e deixe de lado.

Passo 6

Debbie Williams

Fixe ou segure o balde com firmeza e faça três furos na lateral do balde com a serra copo ou uma broca trepanadora.

Passo 7

Debbie Williams

Coloque o balde de isopor interno dentro do balde plástico e perfure através dos orifícios feitos anteriormente.

Passo 8

Debbie Williams

Corte o tubo de PVC em três pedaços de aproximadamente 8 cm a 10 cm de comprimento. Uma serra de arco é boa para isto.

Passo 9

Debbie Williams

Passe os pedaços de tubo de PVC por dentro dos furos. O encaixe deverá ser justo e poderá ser selado por dentro, se for necessário, com spray de espuma expansiva.

Passo 10

Debbie Williams

Corte a parte de cima da tampa do balde de isopor para acomodar o ventilador. Esse ajuste não é crítico e a unidade funcionará sem a tampa, mas ajustá-lo ajudará a isolar o gelo no balde e prolongará o tempo de uso, que será de aproximadamente seis horas.

Passo 11

Debbie Williams

Coloque o galão de 4 L de água congelada dentro do balde de isopor e tampe. Tampe o balde plástico com o ventilador embutido e ligue seu novo ar condicionado de balde portátil. Curta o ar fresco (aproximadamente 20ºC) saindo do aparelho.

Mais recentes

×