Como cortar madeira manualmente

••• Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images

Cortar madeira à mão é uma técnica feita por muitos artesãos e entusiastas habilidosos. Fazer cortes manualmente é um processo que requer foco e paciência para conseguir um corte limpo e uniforme. Os artesãos preferem os cortes manuais, não somente pelo seu valor tradicional, mas também porque são mais seguros que ferramentas elétricas.

Passo 1

Meça a porção de madeira que você precisa cortar e desenhe uma linha, usando uma régua em L ou uma régua reta. As réguas em L são usadas para desenhar linhas em ângulos perpendiculares e as réguas retas são usadas para linhas anguladas.

Passo 2

Coloque sua porção de madeira em um cavalete ou bancada para que possa se inclinar sobre ela e apoiar peso com sua mão não dominante ou joelho. O peso do corpo na madeira vai diminuir as vibrações e permitir um processo de corte mais fácil.

Passo 3

Usando uma serra com sua mão dominante, coloque os dentes, que estão perto do cabo, no começo da linha que você desenhou no Passo 1. Ajuste a base da lâmina da serra, em um ângulo de 45 graus, sobre a madeira na direção em que está cortando. Os lados da lâmina devem sempre estar perpendiculares à madeira, quando se está fazendo cortes quadrados. Faça três movimentos de serrar para cima, puxando a serra, para criar um pequeno sulco.

Passo 4

Faça movimentos para baixo, mantendo a base da lâmina da serra em um ângulo de 45 graus, com a madeira na direção em que está cortando. Coloque pouco peso na serra, deixando os dentes fazerem o trabalho. Os dentes da serra fazem os cortes, não seu braço.

Passo 5

Mantenha sua serra perpendicular com a tábua durante o processo de corte. Use seu bloco de madeira como referência, colocando-o na madeira e mantendo a borda de 25 cm perto da lâmina. Sua serra vai ficar paralela com o lado vertical do bloco, se estiver em um ângulo perpendicular com a madeira que você está cortando.

Mais recentes

×