Coxas de frango: por quanto tempo fritá-las?

Aves devem ser cozidas completamente até o osso por motivos de saúde

Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

Existem vários tipos de coxas de frango e mais de uma maneira de fritá-las. Independente se for uma coxa de frango ou de peru, as aves devem ser cozidas completamente até o osso por motivos de saúde. A ingestão de aves mal cozidas pode resultar em intoxicação por salmonela, fazendo com que a pessoa fique tão doente que, às vezes, necessita de atenção médica e até mesmo internação.

Que tipo de coxa?

Coxas de frango: a mais popular, encontra-se na parte inferior da perna da galinha. Essa parte da carne é escura e possui um sabor mais forte do que as partes de carne branca. Asas de frango: não faz parte da perna, mas pertence ao grupo devido à sua forma, que é semelhante a uma sobrecoxa. Coxas de peru: a maior de todas, encontra-se na parte inferior da perna do peru. Assim como a da galinha, a carne também é escura. Outra semelhança com o frango é o sabor que também é mais forte que sua carne branca.

Maneiras de fritá-las

Coxas de frango cru

Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

O período de tempo para fritar as coxas depende do método e do equipamento utilizado. Para ser cozida adequadamente, a temperatura da carne próxima ao osso do frango ou peru (em sua parte mais grossa) deve ser de 75 graus Celsius. Frigideira: coloque cerca de 0,5 a 1 cm de profundidade de óleo em uma frigideira e aqueça em fogo médio até que o óleo atinja 180 graus Celsius. Coloque as coxas com cuidado no óleo quente. O tempo de cozimento de um lado é de cerca de três a quatro minutos para o frango e de nove a 11 minutos para o peru. Vire-as e frite até dourar ou até que não haja carne rosada na parte de dentro (75 °C). Frigideira elétrica: aqueça cerca de 0,5 a 1 cm de profundidade de óleo em uma frigideira elétrica a 180 °C de temperatura. Com cuidado, coloque as coxas no óleo quente. Cozinhe o frango por cerca de seis a oito minutos e o peru por cerca de nove a 11 minutos de cada lado. Vire-os e continue pelo mesmo tempo até que doure ou que não haja carne rosada na parte de dentro, próxima ao osso (75 °C). Fritadeira: preencha um terço da fritadeira com óleo e aqueça até 180 °C de temperatura. Com cuidado, coloque as coxas no óleo quente. Frite coxas de frango por de cerca de oito a dez minutos e de peru por cerca de 12 a 15 minutos, virando quando necessário e até que dourem por completo. Verifique se está cozida puxando a carne do osso em sua parte mais grossa. Se não houver carne rosada, estarão prontas. Sua temperatura deve ser de 75 graus Celsius. Caçarola ao forno: coloque cerca de 3 cm de profundidade de óleo em uma caçarola grande e aqueça-o em forno pré-aquecido a 180 °C até que o óleo atinja 180 °C (verifique com um termômetro de carne). Coloque cuidadosamente as coxas no óleo quente. Fritadeira de peru: o tempo de cozimento de um peru inteiro é de três minutos por quilo. Encha a panela com óleo e aqueça-o de acordo com instruções do fabricante. Mergulhe as coxas no óleo. Cozinhe até dourar ou quando atingir 75 °C em sua parte mais grossa.

Dicas

Fritadeira

Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images

Ao natural ou empanadas, o tempo de cozimento não muda. Coloque as coxas no óleo em sentido contrário ao seu corpo para evitar que o óleo quente espirre causando queimaduras. Use uma tela protetora para frituras para evitar respingos. Caso esteja usando uma fritadeira de peru, siga as instruções de segurança para melhores resultados.

×