Cozinhar nunca foi tão fácil!

••• Getty Images

Cozinhar pode ser fácil e prazeroso, isto é, se você conhece as técnicas que facilitam as partes mais tediosas da atividade. Desde como descascar ovos cozidos a truques de como limpar utensílios, você vai encontrar a seguir aqueles segredinhos que os chefs não compartilham com ninguém.

Overview

Cozinhar pode ser fácil e prazeroso, isto é, se você conhece as técnicas que facilitam as partes mais tediosas da atividade. Desde como descascar ovos cozidos a truques de como limpar utensílios, você vai encontrar a seguir aqueles segredinhos que os chefs não compartilham com ninguém.

O purê perfeito

YelenaYemchuk/iStock/Getty Images

Adicione um pouco de fermento em pó no preparo do purê de batatas. Isso fará com que ele fique com uma textura mais leve e fofa.

Adeus, baba de quiabo

Getty Images

Lave o quiabo antes mesmo de cortá-lo. Seque-o e deixe-o repousando em uma tigela com suco de limão por aproximadamente 15 minutos. Lave-o outra vez e estará pronto para cozinhar — sem baba.

Ralador limpo sem esfregar

Getty Images

Depois de ralar legumes, frutas, queijos ou o que seja, limpar o ralador pode ser uma tarefa não muito divertida. Mas lavá-lo é para os fracos. Os fortes envolvem o ralador com filme plástico antes de ralar qualquer coisa. Assim, fica mais fácil aproveitar tudo do alimento.

Mais rápido que um miojo

YelenaYemchuk/iStock/Getty Images

Coloque a massa crua em uma tigela com água e sal por duas horas aproximadamente. Deixe-a de molho e, quando for a hora de cozinhá-la em água fervente, o processo terminará em 60 segundos.

Massas que não desmancham

Olha_Afanasieva/iStock/Getty Images

Congele a massa de seus bolos e tortas por 20 minutos antes de levá-la ao forno. Dessa maneira, ela vai manter a forma ao cozinhar, já que o glúten não se contrairá com o calor.

Purê de micro-ondas

voltan1/iStock/Getty Images

Se você quer fazer um purê de batatas, ao invés de fervê-las, leve-as ao forno de micro-ondas para que cozinhem por oito minutos em potência máxima.

Toda forma de biscoitos

Getty Images

Quer fazer biscoitos, mas não tem um cortador de metal em formato redondo? Use um copo ou uma taça de vinho. Mas tenha o cuidado de passar farinha nas bordas do utensílio para que a massa não grude.

Manteiga fria nas receitas

Michal Sänger en flickr.com

Quando fria, a manteiga confere a seus pratos uma textura macia e folheada. Mas como é possível cortar a manteiga quando ela está congelada? Resposta: utilizando um ralador de queijo para obter manteiga em forma de lâmina!

Estabilidade para o corte

Magone/iStock/Getty Images

Coloque uma toalha ou um pano úmido debaixo da tábua de cortar. Isso fará com que o objeto fique fixo no lugar, facilitando o corte dos alimentos e evitando acidentes.

Kiwi sem casca e sem complicação

Getty Images

Um jeito prático para descascar um kiwi: corte as extremidades da fruta e introduza uma colher entre a polpa e a casca para extraí-la. Se preferir, pode usar a própria casca como recipiente para comê-lo.

Diga sim ao bicarbonato

sanapadh/iStock/Getty Images

Faça cebolas caramelizadas mais rápido utilizando um pouco de bicarbonato de sódio. Corte as cebolas, misture-as a uma pitada de bicarbonato e, com um pouco de óleo, coloque-as em uma frigideira a fogo alto. Se elas grudarem no teflon, basta adicionar um pouco de água.

Gengibre de corte fácil

grafvision/iStock/Getty Images

Congele o gengibre. Depois disso, será muito mais fácil ralá-lo do que cortá-lo.

Cozinhando para o futuro

Ridofranz/iStock/Getty Images

Prepare seus vegetais um ou dois dias antes de cozinhar seu prato favorito e guarde-os na geladeira. É o tipo de coisa que causa alguma estranheza na hora mas, quando você tiver tudo pronto no dia em que quiser cozinhar, vai se sentir um gênio!

Arroz versátil

summerofpie.files.wordpress.com

Use arroz para moldar a massa de suas tortas e evitar que se defaça sem o recheio. Depois, você pode reutilizá-lo em um risoto bem temperado para disfarçar qualquer gosto que tenha ficado do preparo da torta.

Mais suco com um pouco de calor

GooDween123/iStock/Getty Images

Aqueça os limões ou limas por 15 a 20 minutos no micro-ondas. Isso vai quebrar as cadeias de carboidratos dessas frutas e, assim, proporcionar maior quantidade de suco ao espremê-las.

Alho descascado em segundos

wojciech_gajda/iStock/Getty Images

Você leva muito tempo para descascar dentes de alho? Coloque vários deles em uma tigela, tape-a e agite bem forte. Quando voltar a abrir a tigela, todos já estarão descascados.

Sem medo de descascar batatas

sugar0607/iStock/Getty Images

Não descasque as batatas antes de fervê-las: a casca vai sair sozinha uma vez que estiverem cozidas. Para que a casca se desprenda mais facilmente, retire-a com um pouco de água fria.

Comer batatas com casca? É fácil!

businessinsider.com

Se quiser fazer um prato que leva batatas com casca, coloque-as em uma máquina lava-louças durante um ciclo rápido, ao invés de esfregá-las. Lembre-se apenas de não usar detergente na lavagem!

Precisão no corte

Alexander62/iStock/Getty Images

Os guisados e cozidos precisam que a carne esteja cortada em pedaços uniformes. Para conseguir isso, congele a carne e corte-a congelada mesmo.

Ovos mexidos, mas nem tanto

AnjelaGr/iStock/Getty Images

Se quiser descascar muitos ovos cozidos de uma vez, coloque-os em uma tigela, consiga uma tampa e agite até que as cascas se desprendam.

Mais recentes

×