Como fazer carne seca na churrasqueira

••• slices of beef meat image by Maria Brzostowska from Fotolia.com

Fazer a carne seca em uma churrasqueira dá um sabor distinto para o seu lanche. É importante escolher uma boa carne para assar. Carne de charque tem menos gordura e não estraga tão rapidamente. Boas opções incluem corte de filé de costela, lombo bovino, coxão mole e alcatra. Usa-se cerca de 2 kg de carne para fazer 0,5 kg de carne seca. Note que é mais fácil assar uma carne seca usando uma churrasqueira elétrica, para que você possa manter a temperatura adequada por cerca de 10 horas.

Passo 1

Corte a carne perpendicularmente. Faça as fatias não maiores do que 2,5 cm de espessura para assar mais rápido. Se estiver difícil, congele a carne parcialmente para tornar ainda mais fácil de cortar.

Passo 2

Coloque a carne em fatias em uma tigela com escabeche e 4 de colheres de chá de sal de cura. Para 2 kg de carne requer 2 xícaras de escabeche. Algumas opções saborosas de escabeche incluem molho teriyaki, açúcar mascavo com molho inglês, caldo de carne e molho quente com vinagre e mel. Deixe as fatias de carne durante a noite na geladeira.

Passo 3

Esvazie a tigela com as fatias de carne. Tempere-as com um pouco de sal, pimenta e especiarias a gosto.

Passo 4

Acenda a churrasqueira usando qualquer tipo de madeira aromática, como algaroba, maçã ou pecã. Coloque óleo a grelha de churrasqueira para que a carne grude. Uma vez que a madeira começar a queimar, supervisione a temperatura. O ideal é ter 60 ºC durante todo o processo.

Passo 5

Coloque as fatias de carne na grelha com espaços iguais entre elas para que cozinhem igualmente. Vire a carne uma vez por hora usando luva e a espátula de churrasco. A carne seca leva cerca de 6 a 12 horas para cozinhar completamente. Experimente pegando pequenos pedaços. Se começar a criar rachaduras mas sem quebrar, a carne está pronta.

Mais recentes

×