Como cozinhar pinhão no micro-ondas

••• Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Iguaria muito apreciada no Brasil, especialmente na região Sul do País, o pinhão é uma semente originada das araucárias. Trata-se de um alimento bastante nutritivo, composto por fibras que combatem o colesterol ruim. Além disso, o pinhão é rico em minerais, como cobre, ferro e cálcio, e possui nutrientes capazes de prevenir doenças cardiovasculares e intestinais. É possível consumir o pinhão de várias formas possíveis. Há receitas tradicionais do Sul do País com pinhão em forma de farofa, bolo, cozido ou mesmo cru. Uma forma prática e rápida de preparo é cozinhar o pinhão no micro-ondas. Saiba como e bom apetite.

Passo 1

O maior desafio na hora de preparar o pinhão no micro-ondas está relacionado com a casca que cobre toda a superfície da semente. Isso porque, como a casca do pinhão é muito resistente, a semente pode explodir, quando for levada ao micro-ondas. Por isso, comece tirando as cascas dos pinhões que serão cozidos.

Passo 2

Em seguida, lave o pinhão em água fria e corrente. Coloque em um escorredor e espere secar.

Passo 3

Coloque o pinhão em uma tigela apropriada para ser levada ao forno micro-ondas. Em seguida, adicione água em quantidade suficiente para cobrir o pinhão em até dois dedos. A água é importante para acelerar o processo de cozimento.

Passo 4

Coloque uma pitada de sal a gosto na água para temperar os pinhões.

Passo 5

Então basta ligar o micro-ondas na potência máxima, por aproximadamente 30 minutos.

Passo 6

Depois disso, o pinhão estará endurecido e totalmente cozido. Sirva ainda quente.

Passo 7

Uma das formas tradicionais de servir o alimento é como aperitivo em um espeto intercalado com ingredientes como calabresa, tomate e pimentão. Já para quem deseja um prato um pouco mais sofisticado, é possível triturar o pinhão, para preparar um molho que possa ser harmonizado com peixe grelhado, carnes e frangos.

Passo 8

Se preferir, utilize o pinhão já cozido para fazer bolos, tortas ou outros pratos doces ou salgados.

Mais recentes

×