Como cozinhar pinhão no micro-ondas
Ryan McVay/Photodisc/Getty Images
Iguaria muito apreciada no Brasil, especialmente na região Sul do País, o pinhão é uma semente originada das araucárias. Trata-se de um alimento bastante nutritivo, composto por fibras que combatem o colesterol ruim. Além disso, o pinhão é rico em minerais, como cobre, ferro e cálcio, e possui nutrientes capazes de prevenir doenças cardiovasculares e intestinais. É possível consumir o pinhão de várias formas possíveis. Há receitas tradicionais do Sul do País com pinhão em forma de farofa, bolo, cozido ou mesmo cru. Uma forma prática e rápida de preparo é cozinhar o pinhão no micro-ondas. Saiba como e bom apetite.
Step 1
O maior desafio na hora de preparar o pinhão no micro-ondas está relacionado com a casca que cobre toda a superfície da semente. Isso porque, como a casca do pinhão é muito resistente, a semente pode explodir, quando for levada ao micro-ondas. Por isso, comece tirando as cascas dos pinhões que serão cozidos.
Step 2
Em seguida, lave o pinhão em água fria e corrente. Coloque em um escorredor e espere secar.
Step 3
Coloque o pinhão em uma tigela apropriada para ser levada ao forno micro-ondas. Em seguida, adicione água em quantidade suficiente para cobrir o pinhão em até dois dedos. A água é importante para acelerar o processo de cozimento.
Step 4
Coloque uma pitada de sal a gosto na água para temperar os pinhões.
Step 5
Então basta ligar o micro-ondas na potência máxima, por aproximadamente 30 minutos.
Step 6
Depois disso, o pinhão estará endurecido e totalmente cozido. Sirva ainda quente.
Step 7
Uma das formas tradicionais de servir o alimento é como aperitivo em um espeto intercalado com ingredientes como calabresa, tomate e pimentão. Já para quem deseja um prato um pouco mais sofisticado, é possível triturar o pinhão, para preparar um molho que possa ser harmonizado com peixe grelhado, carnes e frangos.
Step 8
Se preferir, utilize o pinhão já cozido para fazer bolos, tortas ou outros pratos doces ou salgados.
Referências
Dica
- Entre as receitas mais tradicionais de pinhão está o entrevero, muito apreciado no estado de Santa Catarina. Trata-se da mistura de pinhão com outros alimentos, como carne suína, alcatra, alho, cebola, tomate e bacon. Os ingredientes são servidos picados e refogados em uma panela grande.
- Também é possível utilizar pinhão no preparo de carnes, saladas, sopas, tortas doces ou salgadas e risotos.
- Todos os anos, ocorre a Festa do Pinhão, evento cultural e gastronômico que acontece em Lages, na serra catarinense. Ali, é possível provar uma grande variedade de receitas feitas à base da semente.
Advertência
- Não coloque o pinhão com casca no micro-ondas, porque correm o risco de explodir dentro do forno.
- Apesar dos grandes benefícios para a saúde, o pinhão é um alimento altamente calórico, que deve ser consumido com moderação. Uma porção de 100 g da semente conta com cerca de 150 calorias.
Sobre o Autor
Pedro Santos has been a journalist and writer since 2007. He studied journalism at Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) in Brazil, where he co-founded the “Ponto-e-Vírgula” magazine.
Créditos Fotográficos
Ryan McVay/Photodisc/Getty Images