Como substituir a goma xantana

••• baked bread image by Dmitri MIkitenko from Fotolia.com

A goma xantana é um espessante criado através da combinação do açúcar do milho com uma bactéria chamada Xanthomonas campestris. Embora esse fato possa embrulhar o estômago, a goma xantana é perfeitamente segura para o consumo para a maioria das pessoas e é usada em uma variedade de produtos comestíveis. Algumas pessoas podem ter reações alérgicas à goma xantana devido à alergia ao milho e, nesse caso, a única solução é substitui-la por outros ingredientes. A goma xantana é frequentemente usada como estabilizante em receitas sem glúten porque dá liga aos ingredientes como o glúten faria, e o substituto da goma xantana serve para o mesmo propósito. As farinhas de linhaça e de coco podem ser usadas no lugar da goma xantana em uma receita de pão.

Substituindo a goma xantana em uma receita de pão

Passo 1

Meça a quantia de farinha de linhaça ou farinha de coco. Ambas podem substituir a goma xantana na proporção de 1:1, então use a quantia escrita na receita. Não use semente de linhaça que não esteja triturada ou óleo de linhaça, pois não darão espessamento e liga à massa.

Passo 2

Misture a farinha de linhaça ou de coco aos ingredientes secos descritos na receita de pão.

Passo 3

Misture os ingredientes molhados em uma tigela separada.

Passo 4

Misture os ingredientes secos e molhados e amasse bem. A farinha de linhaça pode ser um pouco mais seca do que a goma xantana, então, se a massa estiver muito seca, adicione uma colher de chá de água por vez até que a massa dê liga. A menos que sua receita peça que a mistura seja molhada, a massa não deve estar úmida pela adição de água.

A maioria das receitas necessitarão que a massa de pão cresça, mas ocasionalmente uma receita com menos fermento, como o pão de abóbora ou de banana, não precisará crescer. Se a receita não pedir, não deixe que a massa descanse; ponha no forno assim que estiver pronta.

Passo 5

Asse o pão de acordo com sua receita.

Mais recentes

×