×
Loading ...

Como ensinar crianças autistas a escrever

O autismo é um distúrbio de desenvolvimento que afeta uma em cada 110 crianças nos Estados Unidos. Crianças com autismo geralmente têm dificuldade em se socializar e comunicar, e frequentemente desenvolvem fixações com comportamentos repetitivos e obsessões. Ensinar uma criança autista a escrever pode ser um desafio, mas com paciência e uma abordagem diferenciada, transmitir novas habilidades é possível. Os principais pontos a ter em conta são rotina, paciência e flexibilidade para lidar com o aprendizado de um estudante autista.

Instruções

Recursos tecnológicos são muito valiosos para estudantes autistas que estão aprendendo a escrever (Getty Images)
  1. Defina e siga uma agenda diária. Crianças com autismo aprendem melhor com uma rotina. Quando estiver elaborando o plano, inclua intervalos durante o dia para que os estudantes façam uma pausa. Focar em assuntos diferentes e praticar comportamentos não autistas é um trabalho difícil e pode ser cansativo mental e fisicamente.

    Loading...
  2. Ensine o vocabulário aos alunos. Muitas crianças autistas são aprendizes visuais e acham mais fácil aprender os substantivos. Para construir um vocabulário para ler e escrever com um estudante autista use cartões com fotos. Certifique-se de que a palavra e a imagem estejam no mesmo lado da folha, o aluno não deve adivinhar a resposta, mas aprender a associar a imagem com a palavra escrita.

  3. Dê instruções curtas. Alunos autistas têm dificuldade em lembrar instruções verbais muito longas. Quaisquer tarefas com mais de três passos deve ser escrita para que eles possam consultá-las.

  4. Utilize fixações como motivação para aprender. Em vez de ver as fixações do aluno como uma barreira a ser superada, use-as dentro do plano de aula. Se um estudante gosta de barcos, por exemplo, peça que ele escreva uma história sobre barcos durante a aula.

  5. Comece as aulas de escrita no computador. Habilidades motoras podem ser um desafio para alunos autistas, e a frustração pode deixar o aprendizado mais difícil. Utilizar computadores pode ser útil ao ensinar autistas a escrever porque para eles digitar geralmente é mais fácil do que escrever à mão. Comece com mais tempo no computador, pontuando o plano de aula com momentos de escrita à mão para manter o aluno motivado.

  6. Use discussões para induzir a escrita. Verbalize a estrutura da frase com o aluno primeiro, para que seu pensamento esteja bastante claro antes de tentar escrever. Algumas crianças podem precisar que você escreva a frase para que elas copiem antes de estarem prontas para escrever sozinhas. Levará algum tempo para que elas escrevam seus próprios pensamentos; muita prática será necessária.

Loading...

Dicas

  • Evite distrações externas. Mantenha as luzes baixas e evite barulhos. Crianças autistas podem ter uma sobrecarga sensorial com muitas luzes, sons e outros distúrbios.
  • Quando estiver usando o teclado, mantenha-o perto da tela do computador. Alunos autistas podem ter dificuldade em olhar para cima e para baixo, do teclado até tela, para escrever. Manter o teclado e a tela no mesmo plano visual facilitará a tarefa para eles.

O que você precisa

  • Computador
  • Plano de aula
  • Paciência

Referências

Loading ...
Loading ...