×
Loading ...

Como deixar os talheres após terminar de comer

As regras de etiqueta de uma mesa formal podem parecer complicadas e inalcançáveis. Lembre-se de que as regras sutis do jantar não são apenas um exercício de frustração. A etiqueta que determina a disposição e uso de facas, garfos e colheres se desenvolveu, assim como os próprios utensílios. Inicialmente, essas regras pretendiam evitar que os talheres fossem perigosos ou ameaçadores. Hoje, apresentar a etiqueta correta à mesa demonstra suas habilidades sociais e o respeito por seus convidados e companheiros de jantar. Para jantares formais e com vários pratos, pode haver até seis talheres no seu lugar à mesa. A maneira em que eles são dispostos dirá sutilmente ao garçom quando cada prato for terminado, para que seus pratos e talheres sejam retirados. Lembrando-se de apenas algumas regras você se sentirá mais confiante durante seu próximo jantar formal.

Instruções

    O básico

  1. Use os talheres. Embora alguns alimentos sejam mais fáceis de se comer com os dedos, é melhor utilizar os talheres em locais mais formais. A regra geral é que qualquer alimento servido em um prato deve ser comido com os utensílios.

    Loading...
  2. Não coloque os talheres usados na mesa. Depois de usados, eles não devem tocar a mesa novamente.

  3. Os pratos servidos em uma tigela geralmente serão acompanhados de um prato de apoio. Deixe os talheres sobre ele, se houver um. Se não, coloque os utensílios na tigela.

  4. Não pegue um talher do chão. Peça um novo ao garçom antes de continuar comendo.

  5. Levante os utensílios à posição de alimentação para evitar que o garçom remova seus pratos antes que você tenha terminado. Tente ser ponderado em relação às outras pessoas na mesa. Se todos já terminaram de comer, descanse os talheres e deixe o que não foi comido no prato.

    Durante os pratos

  1. Deixe os talheres em seu prato enquanto faz uma pausa para conversar. O garfo deve ser colocado do lado direito e a faca do esquerdo, cruzando-se no centro do prato.

  2. Coloque a faca de manteiga em cima do prato de pão, com a lâmina em sua direção.

  3. Descanse as colheres de sopa e sobremesa na tigela, entre uma colherada e outra.

  4. Deixe o garfo e a faca do lado direito de seu prato enquanto espera ser servido de uma segunda porção.

    Entre os pratos

  1. Assinale que terminou o prato descansando a faca e o garfo nele, paralelos um ao outro. Olhe para o prato como se fosse um relógio e deixe os cabos apontando para a marca de 5h e o final dos talheres na marca de 10h.

  2. Deixe sua faca no prato com o lado que corta virado em sua direção.

  3. Descanse o garfo com os dentes para baixo.

  4. Deixe a colher de sopa ou sobremesa no prato de apoio.

  5. Coloque as mãos em seu colo depois de deixar os talheres nas posições adequadas. Não descanse as mãos ou cotovelos na mesa.

    Após a refeição

  1. Coma a sobremesa com faca, garfo ou ambos. Quando terminar, coloque os talheres no prato de serviço.

  2. Deixe quaisquer talheres não utilizados na posição original.

  3. Coloque seu guardanapo ordenadamente do lado esquerdo de seu lugar à mesa. Ele não deve estar dobrado, amassado ou retorcido. Não o deixe em seu prato ou na cadeira.

Loading...

Dicas

  • Use um novo par de talheres para cada prato, começando do lado de fora e continuando em direção ao prato.
  • Quando estiver em dúvida, observe seus convidados e as outras pessoas à mesa.
  • Se você usar ou posicionar os talheres de forma errada acidentalmente, corrija-se sem chamar atenção.

Aviso

  • Nunca aponte os erros de etiqueta das outras pessoas.
  • Não esqueça de aproveitar!

Referências

Loading ...
Loading ...