Como deixar os talheres após terminar de comer

As regras de etiqueta de uma mesa formal podem parecer complicadas e inalcançáveis. Lembre-se de que as regras sutis do jantar não são apenas um exercício de frustração. A etiqueta que determina a disposição e uso de facas, garfos e colheres se desenvolveu, assim como os próprios utensílios. Inicialmente, essas regras pretendiam evitar que os talheres fossem perigosos ou ameaçadores. Hoje, apresentar a etiqueta correta à mesa demonstra suas habilidades sociais e o respeito por seus convidados e companheiros de jantar. Para jantares formais e com vários pratos, pode haver até seis talheres no seu lugar à mesa. A maneira em que eles são dispostos dirá sutilmente ao garçom quando cada prato for terminado, para que seus pratos e talheres sejam retirados. Lembrando-se de apenas algumas regras você se sentirá mais confiante durante seu próximo jantar formal.

O básico

Passo 1

Use os talheres. Embora alguns alimentos sejam mais fáceis de se comer com os dedos, é melhor utilizar os talheres em locais mais formais. A regra geral é que qualquer alimento servido em um prato deve ser comido com os utensílios.

Passo 2

Não coloque os talheres usados na mesa. Depois de usados, eles não devem tocar a mesa novamente.

Passo 3

Os pratos servidos em uma tigela geralmente serão acompanhados de um prato de apoio. Deixe os talheres sobre ele, se houver um. Se não, coloque os utensílios na tigela.

Passo 4

Não pegue um talher do chão. Peça um novo ao garçom antes de continuar comendo.

Passo 5

Levante os utensílios à posição de alimentação para evitar que o garçom remova seus pratos antes que você tenha terminado. Tente ser ponderado em relação às outras pessoas na mesa. Se todos já terminaram de comer, descanse os talheres e deixe o que não foi comido no prato.

Durante os pratos

Passo 1

Deixe os talheres em seu prato enquanto faz uma pausa para conversar. O garfo deve ser colocado do lado direito e a faca do esquerdo, cruzando-se no centro do prato.

Passo 2

Coloque a faca de manteiga em cima do prato de pão, com a lâmina em sua direção.

Passo 3

Descanse as colheres de sopa e sobremesa na tigela, entre uma colherada e outra.

Passo 4

Deixe o garfo e a faca do lado direito de seu prato enquanto espera ser servido de uma segunda porção.

Entre os pratos

Passo 1

Assinale que terminou o prato descansando a faca e o garfo nele, paralelos um ao outro. Olhe para o prato como se fosse um relógio e deixe os cabos apontando para a marca de 5h e o final dos talheres na marca de 10h.

Passo 2

Deixe sua faca no prato com o lado que corta virado em sua direção.

Passo 3

Descanse o garfo com os dentes para baixo.

Passo 4

Deixe a colher de sopa ou sobremesa no prato de apoio.

Passo 5

Coloque as mãos em seu colo depois de deixar os talheres nas posições adequadas. Não descanse as mãos ou cotovelos na mesa.

Após a refeição

Passo 1

Coma a sobremesa com faca, garfo ou ambos. Quando terminar, coloque os talheres no prato de serviço.

Passo 2

Deixe quaisquer talheres não utilizados na posição original.

Passo 3

Coloque seu guardanapo ordenadamente do lado esquerdo de seu lugar à mesa. Ele não deve estar dobrado, amassado ou retorcido. Não o deixe em seu prato ou na cadeira.

Mais recentes

×