Quando descartar um abacaxi?
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
O abacaxi é uma fruta tropical deliciosa, rica em vitaminas, minerais, fibras e enzimas, que promovem a boa digestão e ajudam a manter o peso ideal e uma alimentação equilibrada. Ele também possui uma alta concentração de enzima bromelina e vitamina C, e ambas as substâncias aceleram o processo de cura do organismo. Essa fruta incrível é protegida por uma forte casca, que muitas vezes faz com que seja difícil determinar seu estado de deterioração. Saber a hora de descartar um abacaxi irá ajudá-la a evitar uma surpresa desagradável durante a primeira mordida.
Sabor
Um abacaxi estragado terá um gosto amargo ou "picante", ao contrário do gosto doce e pungente da fruta madura. Neste estágio, o abacaxi deve ser descartado.
Cor da polpa
A polpa do abacaxi estragado apresentará um tom mais pálido, quase branco, ao contrário do amarelo vívido da fruta madura. Isso significa que a fruta deve ser descartada.
Aroma
O abacaxi estragado começará a exalar um odor alcoólico, devido ao processo de fermentação. Um abacaxi maduro deve apresentar um aroma doce, frutado.
Textura
A casca de um abacaxi estragado que ainda não foi cortado começará a exibir suaves manchas marrons, que deixam uma marca na fruta quando pressionadas com pouca força. A polpa do abacaxi adquirirá uma textura amolecida. A fruta madura deve apresentar casca e a polpa firmes.
Casca
Um abacaxi estragado costuma exibir uma espécie de espuma branca, normalmente na coroa. Um abacaxi maduro terá folhas verdes flexíveis na coroa e não apresentará secreções brancas e espumosas.
Referências
Sobre o Autor
Christina Bush has been writing professionally since 1995. She is well-versed in multiple styles of writing, ranging from instructional to technical. Bush has been published in newspapers across the state of Ohio, including the "Columbus Dispatch," the "Ohio State Lantern" and "Toledo Press." Bush received her Bachelor of Arts in professional writing and Medieval literature from The Ohio State University in 2005.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images