Desvantagens do embalamento a vácuo
Siri Stafford/Digital Vision/Getty Images
A comida embalada a vácuo está se tornando cada vez mais popular à medida que as pessoas compram quantidades maiores de alimento. Para economizar, muitos acabam preferindo comprar em atacados ou feiras, onde podem adquirir produtos em quantidade por um preço reduzido. Para reduzir as chances de a comida estragar, você precisa ou consumi-la logo, ou guardá-la adequadamente. O embalamento a vácuo auxilia no armazenamento de comida por períodos mais longos, com mais segurança e eficiência. No entanto, há algumas desvantagens nesse processo que devem ser levadas em conta.
Custo
Adquirir uma seladora a vácuo pode custar caro. O preço inicial de uma máquina para uso doméstico pode variar de 100 para até mais de 500 reais, dependendo da qualidade e do tamanho do equipamento. Há também o custo adicional das embalagens, que podem vir em rolos ou em sacos. Embora haja economia de dinheiro a longo prazo, você precisa pensar o quanto você vai realmente usar a máquina. Se o espaço no seu congelador for limitado e você não compra alimentos em quantidade, uma seladora a vácuo pode não ser um bom investimento. Faça as contas antes, para não se arrepender depois.
Segurança
A remoção do oxigênio na hora de selar a embalagem é a principal vantagem do embalamento a vácuo. Isso impede com que algumas bactérias cresçam e estraguem a comida. Sem oxigênio, a comida durará mais tempo, pois as bactérias não conseguirão ''fazer o seu trabalho''. Mas a vantagem pode ao mesmo tempo se tornar uma desvantagem. Há certos tipos de bactérias que preferem pouco oxigênio e podem crescer rapidamente nesse meio. Se você verificar que a comida a ser embalada está dentro da validade e não está contaminada, isso não chega a ser um problema. No entanto, caso haja qualquer dúvida a respeito da higiene e da validade, a comida não deverá ser embalada, pois você acabará criando um ótimo ambiente para alguns tipos de bactérias perigosas, como é o caso da causadora do botulismo.
Equívocos
Embalar a comida a vácuo não elimina a necessidade de manuseá-la corretamente mais tarde. Comidas congeladas precisam ser armazenadas no freezer e descongeladas de maneira apropriada, para minimizar as chances de contaminação bacteriana. Além do mais, embalar a vácuo não é um processo térmico, em que o calor elimina riscos de contaminação. Isso quer dizer que, caso as bactérias já estavam presentes na comida antes de você embalá-la, elas continuarão lá até o momento em que você reabrir o pacote. O procedimento não necessariamente deixa a comida mais segura ou elimina a necessidade de tomar precauções. O cuidado com a higiene e com a validade da comida devem ser sempre mantidos.
Referências
Créditos Fotográficos
Siri Stafford/Digital Vision/Getty Images