Dieta após uma cirurgia de fístula perianal
Wheat bran - close up image by Elzbieta Sekowska from Fotolia.com
Pessoas com problemas intestinais crônicos, como a doença de Crohn, podem sofrer, raramente, de dolorosas feridas ou fístulas anais. Estas feridas geralmente precisam de cirurgia para serem curadas. As fístulas provocam um canal anormal entre o canal anal e a pele perto ao ânus, seguida de uma infecção intestinal e abcessos no ânus. A cirurgia para drenar estes abcessos, chamada fistulectomia, permite curar a infecção intestinal e fechar este canal. Apos uma fistulectomia, uma dieta apropriada pode evitar complicações.
Efeitos pós-cirurgia
Após a cirurgia, é comum sentir dores moderadas até por mais de uma semana. Ao sentir dores, você evita ir ao banheiro, o que pode provocar uma constipação ainda maior. É importante manter as fezes moles e volumosas, pois assim passam mais facilmente pelo trato intestinal. Os analgésicos usados após a cirurgia também podem causar constipação. Seu médico pode também indicar laxantes ou remédios para amolecer as fezes.
Dieta rica em fibras
Seguir uma dieta rica em fibras ajuda a dar volume às fezes e também a reter água dos intestinos, mantendo as fezes moles. Os alimentos com grande quantifade de fibras são: frutas, vegetais e grãos integrais. Coma quatro porções de frutas e vegetais e quatro porções de cereais e outros grãos integrais para evitar a constipação. Não retire as cascas das frutas e dos vegetais, de modo a obter maior quantidade de fibras. O trigo e a aveia podem ser mais efetivos para prevenir a constipação do que as frutas e os vegetais. Se você for mulher, tente incluir em sua dieta 20 gramas de fibras, e 30 a 35 gramas se for homem.
Líquidos
Quando aumentar a quantidade de fibras em sua dieta, você deve ingerir mais líquidos, já que, caso contrário, as fezes se tornaram longas e duras. O bloqueio intestinal pode ser uma complicação séria. Beba ao menos 10 copos de líquidos ao dia para manter as fezes moles. Evite bebidas com cafeina, pois esta substância tem efeito desidratante.
Considerações
Se, após a cirurgia, você sofrer de constipação, é provável que ocorra uma nova físsura anal. A cicatrização total demora várias semanas. Tome todos os cuidados possíveis para manter as fezes moles e ter um normal funcionamento intestinal. As fissuras anais podem voltar a aparecer, por isso, tente incluir alimentos com fibras em sua dieta habitual. Se a dor aumentar e houver sangramento, pode ser sintoma de uma nova fissura. Para evitar distensão abdominal e gases, aumente as fibras de maneira gradual.
Referências
- Universidade de Wisconsin: Fissura anal e fistulotomia
- Faculdade de Saúde Pública de Harvard: Fibras, comece a consumi-las
- Universidade da Florida: Fissura anal e fístula anal
- National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Disorders; Constipação
- Sistema de Saúde da Universidade de Michigan: Fístula anal
Sobre o Autor
A registered nurse with more than 25 years of experience in oncology, labor/delivery, neonatal intensive care, infertility and ophthalmology, Sharon Perkins has also coauthored and edited numerous health books for the Wiley "Dummies" series. Perkins also has extensive experience working in home health with medically fragile pediatric patients.
Créditos Fotográficos
Wheat bran - close up image by Elzbieta Sekowska from Fotolia.com