Como encobrir um sabor de queimado

••• Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Cozinhar é uma habilidade natural para alguns, enquanto outros tem dificuldade. Até mesmo o mais experiente chef pode acidentalmente queimar a refeição. Comida queimada geralmente tem um sabor desagradável que pode passar para todo o prato. Ao invés de jogar a comida fora e começar de novo, existem algumas técnicas que você pode experimentar para ajudar a se livrar do sabor de queimado e salvar sua refeição.

Passo 1

Retire a panela ou chaleira da fonte de calor imediatamente. Quanto mais tempo o alimento permanecer no calor, mais queimado ficará. Coloque as panelas em um recipiente cheio de água fria ou jogue água fria no exterior das mesmas. A água fria deve extirpar o sabor de queimado da panela, retirando-o do alimento.

Passo 2

Transfira o conteúdo do prato para uma outra panela. Quanto mais tempo o alimento permanecer na panela original, mais queimado ficará. Não raspe a panela ao transferir a comida, pois poderá raspar algumas das partes queimadas do alimento para o novo prato. Coloque o prato de volta na fonte de calor se precisar de mais tempo para cozinhar.

Passo 3

Misture temperos para disfarçar o sabor de queimado. Se o prato pede especiarias como alho, sal ou pimenta em pó, acrescente mais desses temperos para encobrir o gosto de queimado. Prove após cada que vez adicionar algo para certificar-se de que os temperos não estão se sobressaindo no prato.

Passo 4

Adicione uma batata ao prato. Lave e descasque a batata e a acrescente-a quando a comida estiver quase no final do cozimento. As batatas têm a propriedade de absorver a maior parte, senão a totalidade, do sabor de queimado. Retire a batata antes de servir o prato.

Passo 5

Acrescente manteiga de amendoim cremosa ao prato. Comece com uma colher de sopa e prove. O óleo e a manteiga de amendoim podem neutralizar e eliminar o sabor de queimado dos alimentos, uma vez que se dissolvem sem deixar o seu sabor. Adicione mais colheres da manteiga ao prato, se necessário, e sirva em seguida.

Passo 6

Raspe o máximo das partes queimadas ou tostadas que puder. Se você queimou carne ou torradas, pegue um garfo ou uma faca e corte toda a parte queimada. As carnes, geralmente, ficam com uma crosta queimada que pode ser cortada, sendo que na camada inferior sempre há uma porção não queimada.

Mais recentes

×