×
Loading ...

Como engrossar um caldo de feijão

Seja amassado, assado, cozido, em uma sopa ou em um burrito, feijões com caldo ralo e sem consistência podem ser problemáticos em qualquer receita. Engrossar o caldo do feijão manterá os grãos juntos, melhorando a textura para fazer das suas receitas um sucesso. Não faltam opções de pratos com feijão, mas uma coisa é certa: para engrossar o caldo é preciso apenas um pouco de técnica.

Instruções

Engrosse o seu feijão para obter uma textura ideal (beans image by chrisharvey from Fotolia.com)
  1. Reduza o caldo através da fervura. Usar mais líquido que o necessário para cozinhar os feijões faz qualquer prato parecer ralo, aquoso e nada apetitoso. Reduzir o caldo em fogo médio vai secar a água e adicionar sabor. Para não perder os temperos, adicione-os depois de eliminar o excesso de líquido.

    Loading...
  2. Amasse os feijões. Ao preparar pratos à base de feijão, há muito amido dentro dos grãos. A pasta de feijão típica do México é apenas um exemplo que mostra como o amido do próprio grão pode atuar como espessante. Use um amassador de batatas ou uma concha para amassar alguns grãos, começando com um quarto de xícara. O amido dentro dos feijões vai absorver água, engrossando seu caldo. O ingrediente secreto aqui é o calor: sem calor, o amido empelota e não engrossa o caldo. Continue aquecendo os feijões em fogo baixo até obter a espessura desejada.

  3. Adicione amido. Se você quiser manter seus feijões intactos, use amido em pó ao invés de amassar os grãos. Misture 1/4 de colher de sopa de amido de milho em uma colher de sopa de água e gradualmente misture ao caldo do feijão, para engrossá-lo. A "beurre manié", uma combinação de gordura com amido, também pode ser usada para engrossar pratos à base de feijão, como sopa de feijão preto. Misture partes iguais de farinha de trigo e manteiga a temperatura ambiente, adicione ao caldo e mexa bem.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...