Como fazer macarrão em uma panela elétrica de arroz

••• oksix/iStock/Getty Images

Panelas elétricas de arroz não servem só para uma coisa. Elas podem fazer muito mais do que só arroz - incluindo macarrão. É uma ótima opção quando o seu fogão ou panelas não estão disponíveis, podendo ser feita em minutos. Adicione ao macarrão seu molho preferido e demorará para ficar pronto o mesmo tempo que demora para cozinhar o arroz. Você pode até refogar vegetais e assar almôndegas ou linguiças para dar um toque especial.

Somente macarrão

Passo 1

Adicione água à panela elétrica de arroz. Use de seis a oito xícaras para cada 225 g de macarrão. Tampe e deixe esquentando até que a água comece a ferver.

Passo 2

Adicione o macarrão à água fervente e algumas pitadas de sal. Mexa um pouco para evitar que o macarrão grude na panela.

Passo 3

Tampe e cozinhe de 8 a 12 minutos, ou até o macarrão ficar 'al dente' ou durinho. Verifique a consistência pegando com um garfo e experimentando. Deixe cozinhar por mais alguns minutos caso você goste do macarrão mais macio.

Passo 4

Retire a água e adicione imediatamente o molho.

Prato completo

Passo 1

Despeje um pouco de azeite de oliva na panela de arroz. Tampe e deixe cozinhando até ele esquentar.

Passo 2

Jogue cebolas picadas, alho e pimenta para refogar no azeite, caso deseje adicioná-los no prato. Você pode também adicionar vegetais, como abobrinha e abóbora.

Passo 3

Cozinhe carne moída, almôndegas ou linguiças no azeite, se preferir. Retire os vegetais e a carne da panela e separe.

Passo 4

Coloque o macarrão e água na panela de arroz, e adicione um fio de azeite de oliva. Caso esteja usando espaguete, quebre-os na metade para que caibam na panela. Use aproximadamente duas xícaras de água para cada 200 g de macarrão.

Passo 5

Despeje o molho no macarrão e na água. Use qualquer tipo de molho, como o marinara ou Alfredo.

Passo 6

Junte os vegetais e a carne e mexa levemente para incorporá-los no molho. Tempere com sal e pimenta.

Passo 7

Tampe e deixe cozinhando novamente. Quando a panela parar ou trocar para a função de aquecimento, mexa o macarrão e verifique a consistência. Cozinhe por mais alguns minutos se não estiver do jeito que gosta. Confira se o tempero está bom, colocando mais sal e pimenta caso não esteja, e está pronto para servir.

Mais recentes

×