×
Loading ...

Como enlatar salmão na panela de pressão

Fazer conserva de salmão é uma boa forma de preservar um peixe grande. O salmão em conserva se mantém por cerca de um ano. Como com todas as carnes, fazer conserva de salmão requer uma panela de pressão. O trabalho pode ser feito em várias etapas.

Instruções

Fazer conserva de salmão é uma boa forma de preservar uma grande quantidade do peixe (fresh salmon fillet image by Mat Hayward from Fotolia.com)
  1. Prepare e verifique se o salmão está em boas condições. Utilizar salmão fresco é o ideal, mas peixe previamente congelado também pode ser conservado. Ele deve estar sem a cabeça e vísceras. Não é necessário tirar a pele, mas fazer isso deixará a preparação mais fácil ao abrir a conserva. Corte-o em pedaços uniformes e mantenha-o refrigerado até que os vidros estejam preparados.

    Loading...
  2. Lave todos os frascos, anéis e tampas com água morna e sabão. Verifique a existência de rachaduras e lascas nos potes e examine os anéis das tampas buscando amassados ou ferrugem. Não utilize os que estiverem danificados. Use tampas novas, pois as velhas podem não vedar completamente. Não é necessário esterilizar nada.

  3. Encha os frascos de vidros com os pedaços de salmão. Arrume-os uniformemente, deixando de 1 a 2 cm de espaço em cima deles. Se você deixou a pele, preencha os vidros de forma que ela fique virada para fora, para deixar as conservas mais bonitas.

  4. Adicione azeite de oliva e sal. Coloque uma colher de sopa de azeite e meia colher de chá de sal em cada vidro. Se quiser salmão sem azeite ou sal, elimine um desses passos. Você também pode adicionar temperos a gosto.

  5. Feche os vidros. Limpe bem a borda com um pano antes de colocar a tampa, removendo pedaços de peixe ou óleo. Qualquer coisa deixada na borda dos frascos pode impedir o selamento e levar a uma falha de vedação ou eventual deterioração. Coloque e gire o anel da tampa, apertando ligeiramente. Não aperte demais. Leia as instruções do fabricante sobre como fechar se estiver em dúvida.

  6. Coloque cerca de 8 cm de água na panela de pressão. Distribua os vidros na panela, deixando um espaço uniforme entre eles. Feche e trave a tampa. Ligue o fogo alto. Se você tem uma panela de pressão com válvula de regulagem, prepare o salmão a 11 psi (cerca de 115 graus Celsius). Se você tem uma panela com válvula de contrapeso, use 10 psi. Deixe o salmão cozinhando por cerca de 2 horas e 40 minutos depois que a panela começar a soltar vapor. Ajuste a altura do fogo para que a pressão se mantenha em níveis apropriados em sua panela.

  7. Tire a panela do fogo e espere que fique a temperatura ambiente. Quando esfriar o suficiente, abra-a com cuidado e deixe as conservas esfriarem. Uma vez frias, as tampas são sugadas em direção ao fundo e você não deve ser capaz de apertá-las para cima e para baixo com seu dedo.

Loading...

Dicas

  • Faça conservas de salmão apenas em frascos apropriados, fabricados para esse processo, pois os outros podem quebrar facilmente.
  • Se seus vidros não selarem, tente re-conservá-los seguindo as instruções acima. Você também pode manter os potes não selados na geladeira e consumir o peixe dentro de uma semana ou congelá-los para consumo dentro de dois meses.

Aviso

  • Não coma a conserva de salmão se estiver com cheiro ruim, espuma ou bolhas em cima do peixe.

O que você precisa

  • Frascos de vidro com tampa vedante
  • Panela de pressão
  • Pano de prato
  • Faca
  • Azeite de oliva
  • Sal
  • Temperos (opcional)

Referências

Loading ...
Loading ...