Como escrever bilhetes sobre o comportamento para os pais

••• Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Como um professor, talvez muito de seu tempo seja tomado pela administração de comportamentos e problemas disciplinares. Muitos professores acham isso frustrante, pois prejudica o seu principal objetivo: ensinar e ajudar pessoas jovens a alcançar seu potencial. Você provavelmente só escreverá um bilhete para os pais como último recurso. Talvez já tenha tentado várias abordagens para mudar o comportamento da criança. Chegará um momento em que será necessário envolver os pais em seus esforços para melhorar o comportamento do aluno, suas chances educacionais e as vidas dos outros estudantes na turma. Não duvide de sua necessidade ou capacidade de escrever um bilhete eficaz.

Passo 1

Estabeleça uma boa relação com os pais antes dos problemas surgirem. Isso faz com que seja muito mais fácil pedir a ajuda e a cooperação deles quando for necessário. Converse com eles por telefone ocasionalmente quando as coisas estiverem indo bem e você tiver um feedback positivo para compartilhar. Se precisar contar aos pais sobre problemas comportamentais da criança, consulte a política da escola sobre a comunicação. Além disso, consulte outros colegas que também lidem com esse aluno para ter uma perspectiva mais ampla.

Passo 2

Esclareça seu objetivo ao escrever o bilhete. Talvez você só precise informar aos pais o comportamento da criança. É mais provável que você queira que eles lhe ajudem de alguma maneira, seja reforçando suas regras e normas em casa ou comparecendo a uma reunião. Comece o bilhete mencionando um aspecto positivo da vida escolar do aluno, se for possível. Isso fará com que os pais sejam mais receptivos ao que você ainda tem a dizer e menos propensos a se tornarem defensivos.

Passo 3

Descreva o problema em termos específicos. Não use palavras vagas, como "preguiçoso" ou "desmotivado". Evite termos de julgamento. É mais útil dar exemplos particulares, como "Os últimos três trabalhos do João foram entregues com atraso". Isso faz com que seja mais fácil apontar o problema e seguir em frente. Sugira uma data e um horário para uma reunião, se isso for apropriado.

Passo 4

Coloque uma nota útil em seu bilhete. Não se deve criar a impressão de que você está deixando o problema nas mãos dos pais ou os culpando. Peça por uma resposta. Envie o bilhete pelo correio, pois o aluno pode não entregá-lo aos pais.

Mais recentes

×