Como escurecer madeira envernizada

••• Jupiterimages/Creatas/Getty Images

Verniz é a cobertura firme e brilhante no acabamento de madeira. Ele protege a madeira bloqueando a umidade e fornecendo uma barreira contra radiação ultravioleta. A madeira pode ser escurecida com facilidade acrescentando demãos de stain. A madeira envernizada não absorverá direito o stain, portanto, o brilho do verniz deve ser tirado com um removedor de brilho para se ter acesso às fibras da madeira e aplicar o stain. Isso é melhor feito com um agente químico líquido também conhecido como removedor químico de brilho.

Removendo o brilho

Passo 1

Aplique o removedor de brilho na superfície da madeira com um pincel descartável. Deixe-o descansar por cinco minutos. Limpe a superfície com um pano limpo para remover a camada superior de brilho.

Passo 2

Deixe a madeira repousar por mais duas horas. Limpe sua superfície novamente com um pano limpo para remover detritos e parte do acabamento que foi removido.

Passo 3

Lixe a superfície com uma lixa de esmeril. Limpe o pó da madeira com um pano antiestático para prepará-la para o stain. Limpe a lixadeira passando um pano banhado em aguarrás. Deixe a madeira secar por uma hora.

Escurecendo

Passo 1

Agite bem a lata de stain para dissolver os sólidos e remova a tampa. Deixe-o em repouso até que nenhuma bolha apareça na superfície. Mergulhe um pincel de cerdas macias no stain por cerca de um terço do comprimento das cerdas.

Passo 2

Aplique o stain na madeira com o pincel, no sentido das fibras, com pinceladas longas e retas. Sobreponha as pinceladas para uma cobertura mais adequada, espalhando-o o mais uniformemente possível para evitar que escorra ou pingue. Limpe o excesso de stain da madeira com um pano limpo e sem fibras. Enxágue o pincel no tíner.

Passo 3

Deixe o stain secar de acordo com as instruções do rótulo e verifique a coloração. Aplique stain novamente se a madeira não estiver escura como você deseja. Limpe o excesso da madeira como antes, com um pano limpo. Deixe o stain secar. Enxágue o pincel no tíner.

Passo 4

Reaplique uma camada de verniz com o pincel, com pinceladas longas e lentas. Evite retrabalhar áreas para evitar marcas de pincel. Aplique o verniz em uma camada de espessura média, lentamente para evitar o surgimento de bolhas. Espalhe o verniz uniformemente para evitar marcas de pincel e gotas. Espere 24 horas antes de retornar a peça para seu uso normal.

Mais recentes

×