Como extrair DNA de laranjas

Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

O ácido desoxirribonucleico (DNA) é considerado a marca genética de todos os organismos vivos. Ele existe em todos, desde humanos e animais a micro-organismos e frutas. Extrair uma amostra de DNA de uma laranja requer apenas alguns utensílios domésticos e itens que podem ser comprados no mercado. Este experimento é seguro para se realizar em uma sala de aula ou cozinha.

Step 1

Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Encha um copo com álcool isopropílico e deixe-o no congelador por cerca de 30 minutos antes de começar o experimento.

Step 2

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Descasque a laranja e a corte-a em pequenos pedaços.

Step 3

Jupiterimages, Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Coloque os pedaços de laranja no liquidificador e os cubra com água morna. Adicione uma colher de chá de sal, depois misture até que um líquido espesso e facilmente derramável seja formado.

Step 4

Coloque o filtro de café sobre uma jarra de vidro e despeje a mistura sobre ele até que a jarra esteja completa pela metade. Remova o filtro.

Step 5

George Doyle/Stockbyte/Getty Images

Adicione duas colheres de chá de detergente líquido à jarra e agite delicadamente. Evite fazer bolhas.

Step 6

Comstock/Comstock/Getty Images

Remova o álcool gelado do congelador e o despeje lentamente sobre a mistura de laranja, escorrendo pela lateral da jarra. Você pode utilizar um conta-gotas para isso. Não despeje diretamente no centro da mistura. Utilize apenas álcool suficiente para formar uma camada fina e separada sobre a mesma. Deixe a mistura em repouso por cerca de 10 minutos. O DNA irá coalescer e formar um cordão branco longo que irá flutuar sobre o álcool. Utilize um palito de dente para retirá-lo e estudá-lo.

×