Como congelar ervilhas frescas sem o uso de branqueamento
peas image by dinostock from Fotolia.com
A melhor maneira de conservar ervilhas é através do branqueamento e congelamento. Branquear -- imergir as ervilhas em água fervente por dois minutos e resfriá-las rapidamente em água gelada -- remove sujeira e bactérias, além de preservar o sabor e os nutrientes. Se, no entanto, você tiver uma farta colheita de ervilhas frescas, mas não tiver tempo para branqueamento, é possível apenas congelá-las. Elas permanecerão boas para consumo durante 4 a 6 semanas. Após esse prazo elas perdem cor, sabor e nutrientes.
Step 1
Descasque as ervilhas. Segure a extremidade da haste e arranque o seu talo ao longo da lateral da vagem. Separe as duas metades e solte as ervilhas dentro do escorredor.
Step 2
Enxágue as ervilhas dentro do escorredor em água corrente. Despeje-as sobre uma toalha e enxugue-as cuidadosamente.
Step 3
Arrume as ervilhas secas na assadeira sem deixar que toquem umas nas outras. Coloque a assadeira no freezer.
Step 4
Remova a assadeira quando as ervilhas estiverem congeladas. Despeje as ervilhas dentro de sacos para congelar. Armazene-os dentro do freezer. Consuma as ervilhas no prazo máximo de quatro a seis semanas.
Referências
- "O guia de conservação de alimentos da pessoa ocupada"; Janet Chadwick; 1995 [em inglês]
Dica
- Colete as ervilhas assim que elas encherem as vagens. Quando velhas, elas endurecem e perdem o sabor. Efetue a colheita ao final do dia para um sabor mais doce.
Sobre o Autor
Marilyn Lindblad practices law on the west coast of the United States. She has been a freelance writer since 2007. Her work has appeared on various websites. Lindblad received her Juris Doctor from Lewis and Clark Law School.
Créditos Fotográficos
peas image by dinostock from Fotolia.com