Como faço para evitar que as ervilhas transbordem ao fervê-las?
Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images
As ervilhas não precisam ficar de molho como os feijões e outros legumes. Elas combinam tanto com saladas frias e quentes, como com pratos principais e sopas. Quando cozidas, elas têm tendência a espumar, o que pode causar uma bagunça caso transbordem; mas as técnicas de preparação corretas evitam que a água transborde e garantem que as ervilhas fiquem cozidas no ponto certo.
Step 1
Coloque as ervilhas em uma peneira e enxágue em água fria, mexendo-as com a mão.
Step 2
Coloque as ervilhas na panela e adicione o dobro da quantidade de água em relação a elas. Use uma panela que seja duas vezes mais funda do que o nível de água para evitar que transborde.
Step 3
Tampe a panela e deixe a água fervendo em fogo médio-alto.
Step 4
Levante a tampa e retire com uma colher o excesso de espuma que se criou na superfície da água. As ervilhas espumam muito, o que acaba fazendo com que a água trasborde. Abaixe o fogo para que a água tenha uma fervura rápida.
Step 5
Ferva por 20 minutos e obtenha ervilhas mais firmes para o uso em saladas. Cozinhe por 30 a 40 minutos para usá-las em um prato principal ou sopa, que requerem ervilhas mais macias.
Referências
Dica
- Os ingredientes ácidos, como molho de tomate e suco de limão, endurecem as ervilhas. Adicione esses ingredientes imediatamente antes de servi-las para evitar esse problema.
Sobre o Autor
Jenny Harrington has been a freelance writer since 2006. Her published articles have appeared in various print and online publications. Previously, she owned her own business, selling handmade items online, wholesale and at crafts fairs. Harrington's specialties include small business information, crafting, decorating and gardening.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images