Como fazer farinha de trigo germinado ou malte diastático

••• Comstock Images/Comstock/Getty Images

A farinha de trigo germinado, ou malte diastático, é um grão maltado em pó usado para fazer pães que alimenta o fermento, deixa a crosta dourada e confere uma estrutura forte de glúten. Ela é uma alternativa saudável para o mel ou o açúcar, que são frequentemente utilizados em pães, pois é repleta de enzimas e vitaminas. A farinha de trigo germinado é usada em pães que não são feitos com a farinha de cevada maltada. O malte diastático pode ser comprado, mas não é fácil de encontrar. Fazê-lo você mesmo pode ser um processo lento, mas é fácil e economiza dinheiro.

Passo 1

Encha um pote com 4 xícaras de água morna e acrescente 1 xícara de sementes de trigo. Você pode comprar um pote de vidro para germinação em lojas de produtos naturais.

Passo 2

Como alternativa ao pote de vidro para germinação, use um pote de boca larga coberto com uma rede de nylon. Prenda a rede no lugar com um elástico. Você também pode usar um par novo de meia-calça para esta etapa.

Passo 3

Deixe o pote descansar por 12 h.

Passo 4

Vire o pote de cabeça para baixo, mas coloque um objeto em baixo dele para que fique levemente inclinado. Deixe que o líquido escorra das sementes de trigo e que o ar circule dentro do pote.

Passo 5

Enxágue as sementes de trigo com água morna, vire o pote de cabeça para baixo, faça com que ele fique levemente inclinado e deixe que a água escorra de novo. Repita esse processo durante 2 dias, de 2 a 3 vezes por dia, e as sementes de trigo vão germinar em pequenas mudas brancas.

Passo 6

Pare com o processo de lavagem e drenagem assim que os brotos ficarem do tamanho das sementes de trigo.

Passo 7

Coloque as sementes germinadas em uma bandeja de desidratador com uma folha de teflex e espalhe-as. Ligue o aparelho a 35 ºC até que elas estejam totalmente secas.

Passo 8

Preaqueça o seu forno para a menor temperatura possível por 5 minutos e então desligue-o, se você não tiver um desidratador. Espalhe as sementes em uma assadeira, coloque-a no forno por 3 h e então retire-a.

Passo 9

Repita os passos anteriores 3 vezes.

Passo 10

Coloque os brotos em um liquidificador e bata-os na menor velocidade possível, porque é importante que o liquidificador não fique quente. Pare o aparelho quando as sementes se transformarem um uma farinha fina.

Passo 11

Coloque a farinha de trigo germinado em um pote hermético e deixe-a na geladeira. Ela pode durar por até 2 anos.

Mais recentes

×